De acordo com levantamento da JATO Dynamics do Brasil, o mercado brasileiro caiu da 5ª colocação no ranking mundial de vendas para o 8º lugar. A colocação é resultado da queda de 36.4%, comparando outubro de 2014 com outubro de 2015. No acumulado a variação negativa é de 23.3%, fazendo o país ocupar a 7ª posição.

A China segue na liderança com alta mensal de 9,7% e no acumulado de 4,5%. Outro mercado com resultados positivos é os Estados Unidos, que cresceram 13.2% no mês e 5.8% no acumulado. O Japão permance no pódio com a terceira colocação, porém os resultados são negativos. A queda é de 4.3% no mês e 9.3% no ano. Vale lembrar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio, enquanto os demais países englobam carros e comerciais leves.

Grande destaque para o crescimento da Espanha no ranking acumulado. Apesar de amnter a 13ª colocação, o país registrou aumento de 21.3% nas vendas. A Grã-Bretanha ocupa a 6ª posição no ranking mensal e a 5ª no acumulado anual. A Alemanha permanece na 4ª colocação em ambos os rankings, enquanto a Índia aparece em quinto no mês de outubro.

Marcas

Afetada pelo dieselgate, a Volkswagen registrou a maior queda no comparativo entre outubro de 2014 com outubro de 2015. A marca alemã vendeu 4.7% menso carro no décimo mês desse ano do que no mesmo mês do ano passado, ainda assim segue na liderança. A Toyota, que basicamente não mostrou variação, segue em segundo. A terceira posição é da norte-americana GM Company. A Honda ocupa a 6º colocação com crescimentos de 10.3% no mês e 5.1% no acumulado anual. No acumulado anual, o destaque negativo foi a Suzuki, que recuou 5.1%.