A Fiat anunciou na semana passada um investimento de US$ 650 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões) para produzir um novo carro na Argentina. Segundo o site CarsDrive, o modelo inédito terá visual inspirado no recém-lançado sedã Tipo (foto) e será comercializado na América do Sul e, possivelmente, na Europa.

Informações divulgadas pelo CarsDrive apontam que o novo Fiat (conhecido pelo codinome de fábrica X6S) será um sedã baseado no projeto X6H, que dará origem ao sucessor do Punto no Brasil. Os dois modelos serão construídos sobre uma versão atualizada e alongada da plataforma 326. Por conta do entre-eixos maior, existe a possibilidade de o X6S substituir o Grand Siena e o Linea de uma só vez.

Com relação aos motores, os dois projetos poderão ser equipados com duas opções de propulsores. O primeiro deles é o 1.4 GSE de aproximadamente 100 cv – sempre combinado com uma transmissão manual de cinco velocidades – enquanto o segundo seria uma evolução do 1.8 E.torQ, que estreará na picape Toro com potência acima dos atuais 132 cv. O motor maior seria acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades.

Ainda de acordo com o site argentino, o modelo contará com versões menos equipadas e com acabamento mais simples para competir com os atuais rivais do Grand Siena, como o Renault Logan e o Ford Ka+, por exemplo. O anúncio oficial do projeto deve acontecer na segunda metade de dezembro, enquanto o primeiro carro só sairá da linha de produção em maio de 2017.

Foto: Divulgação