Horas depois de ter as suas fotos divulgadas na internet, o Volvo S90 teve os seus primeiros detalhes revelados. O primeiro sedã grande de luxo da marca sueca resgata o nome de um modelo da década de 1990 e chega com tecnologias inéditas para marcar presença no segmento. A sua apresentação pública será no Salão de Detroit, em janeiro.

Fabricado sobre a mesma plataforma modular da nova geração do XC90, o sedã compartilhará com o SUV o conjunto mecânico, formado pelo motor de quatro cilindros de 2.0 litros a gasolina, dotado de turbo, injeção direta de combustível e compressor volumétrico. Na versão híbrida plug-in, o auxílio de um propulsor elétrico garante potência de mais de 400 cv, segundo a Volvo.

Para honrar a tradição da marca, o S90 tem como destaque a profusão de equipamentos de segurança, como o City Safety (freia o carro a velocidades de até 50 km/h) atualizado para reagir à presença de animais na pista – na Suécia é comum se deparar com alces atravessando estradas. O modelo conta ainda com o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, que mantém o veículo alinhado às faixas de trânsito a velocidades de até 130 km/h.

Além do acabamento luxuoso e de diversos itens de conveniência, o S90 será equipado com sistema de som premium Bowers&Wilkins e sistema multimídia com tela sensível ao toque em formato de tablet, responsável pelo controle de diversas funções do carro.

Fotos: Divulgação