Conectividade se tornou tendência no meio automotivo. Aliás, esse é um movimento natural, uma vez que a internet, entre outras soluções tecnológicas, avança pelo mundo afora e os automóveis seguem a tendência de se tornarem um ambiente onde o motorista e os passageiros podem fazer praticamente tudo de tudo no mundo on line.

Uma das novidades apresentadas pela Volkswagen em 2015 é a central multimídia Discover Media, presente como opcional em toda a família Fox, inclusive na recém-lançada versão aventureira Track 1.0. A nova variante, dotada de visual mais “comportado” que o do CrossFox, traz de série um sistema mais simples, o Composition Touch. Assim como o equipamento opcional, o recurso permite espelhar smartphones com sistema operacional Android. Para os usuários de iPhone, somente as conexões Bluetooth e auxiliar estão disponíveis.

O Fox Track é equipado com o motor de três cilindros de 1.0 litro, que rende 75/82 cv de potência e 9,7/10,4 kgfm de torque (gasolina/etanol). O propulsor é o mesmo do up!, mas estreou no mercado brasileiro no Fox Bluemotion. Embora o Fox Track seja ligeiramente maior e mais pesado que o up!, o motor tricilíndrico garante acelerações e retomadas espertas, especialmente no trânsito urbano. O câmbio manual de cinco marchas tem engates curtos e precisos, conferindo agilidade na condução do compacto.

Segundo a Volkswagen, a principal estratégia para a venda do Fox Track é a aposta no boa relação preço-equipamentos. Por R$ 45.390, o modelo já sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, vidros dianteiros e travas elétricos, chave canivete, volante com regulagem de altura e profundidade, além da central multimídia.

O modelo avaliado contava ainda com a central Discover Media, vidros traseiros elétricos, sensores de estacionamento, retrovisor interno fotocrômico, volante multifuncional e computador de bordo. Com todos esses opcionais, o preço final chega a R$ 51.126.

Ainda assim, mesmo que o possível comprador recheie o modelo com todos os opcionais possíveis, o hatch ainda é o modelo com sistema multimídia espelhamento de celular mais barato do mercado. Outros carros que oferecem a tecnologia são: Hyundai HB20 1.6 Premium A/T (parte de R$ 63.535); JAC T6 (R$ 69.990); Honda HR-V EXL (R$ 92.900); Civic EXR (R$ 90.700); Citroën C4 Picasso (R$ 110.900); CR-V 2016 (R$ 136.900).

A central Discover Media faz valer o preço que cobra, ainda mais se pensarmos nas concorrentes. O equipamento da Volkswagen garante o uso do celular por comando de voz, além do uso da tela sensível ao toque de maneira muito intuitiva.

Porém, de todos os itens adicionados ao carro, o que mais faz valer a pena é o computador de bordo com função Eco-confort. O software pode ser adicionado por R$ 1.310, ou seja, o preço do Fox seria elevado para R$ 46.700. Porém, o principal diferencial está nas dicas voltadas informadas pelo sistema, voltadas à economia de combustível. Na tela digital no painel de instrumentos, o recurso indica o melhor momento para a troca de marchas e avisa, por exemplo, para fechar as janelas quando o ar-condicionado está ligado ou colocar o câmbio na posição neutro apenas quando o motor está funcionando abaixo dos 1.300 rpm.

Esteticamente, o carro conta com faróis com máscaras negras e detalhes cromados; friso no para-choque dianteiro; faróis de neblina; rack de teto; rodas de liga leve aro 15 com desenho exclusivo; molduras nas caixas de rodas; logotipo da versão nas portas traseiras; adesivo preto no para-choque traseiro; e defletor na parte superior da tampa do porta-malas, ou seja, aquela perfumaria típica dos aventureiros urbanos.

Fotos: Renan Rodrigues

Modelo
Volkswagen Fox Track
CarroceriaHatchback, 5 passageiros, 4 portas
MotorDianteiro, transversal, 1.0 litro, 3 cilindros, Flex
Potência (etanol/gasolina)82/75 cv a 6.250 rpm
Torque (etanol/gasolina)10,41/9,7 kgfm a 3.000 rpm
Freios DianteirosDiscos ventilados
Freios TraseirosTambor
Suspensão DianteiraIndependente, tipo McPherson
Suspensão TraseiraEixo de torção
RodasRodas de liga leve de 15 polegadas
Pneus195/55 R15
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.084
Comprimento (metros)3,86
Largura (m)1,66
Altura (m)1,55
Distância entre-eixos (m)2,46
Tanque (litros)50
Porta-malas (litros)270
TransmissãoManual de cinco marchas
TraçãoDianteira