A Volkswagen confira a chegada da oitava geração do Passat ao Brasil. O modelo começará a ser vendido no País no início do próximo ano.

Produzido na Emden, na Alemanha, o novo Passat chegará em duas versões de acabamento, Comfortline e Highline. As opções de cores para a carroceria são dez: Azul Harvard, Azul Night, Bege Sund, Branco Puro, Cinza Indium, Marrom Oak, Prata Sargas, Prata Tungstênio, Preto Mystic e Vermelho Crimson. Já o revestimento de couro dos bancos pode ser bege, marrom ou preto.

Desenvolvido sobre a plataforma modular (MQB), o veículo ficou mais baixo, teve a distância entre-eixos ampliada e conta com rodas maiores. Outro destaque é que o modelo também teve a potência elevada.

Confira abaixo os principais itens de série de cada uma das versões.

  • Comfortline: É equipado com bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista; seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina); ar-condicionado digital com três zonas de resfriamento (motorista passageiro e ocupantes do banco de trás); iluminação em LED na região dos pés; relógio analógico no painel; sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console); sistema de entretenimento com tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas; porta-luvas refrigerado; apoio de braços central dianteiro com porta-objetos; abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro; luzes de condução diurna; volante multifuncional em couro; computador de bordo e controlador automático de velocidade; rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18. Como opcional, está disponível o teto solar elétrico panorâmico.
  • Highline: Traz todos os itens acima e adiciona bancos dianteiros com ajuste elétrico; aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista; função “easy entry” (recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original); câmera traseira de auxílio ao estacionamento; retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista; faróis em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto); volante multifuncional com aletas (shift paddles) para troca de marchas e bancos são revestidos em couro Nappa. Como opcional, a VW disponibiliza o pacote Premium, que integra o sistema de infotainment Discover Pro, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e som Dynaudio Confidence de 700 watts (com 11 alto-falantes); sistema Pro-Active; Park Assist 3.0; Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); Painel Digital Programável (Active Info Display), Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist) e teto solar panorâmico.

O novo Passat traz sob o capô o motor 2.0 TSI BlueMotion de 220 cv (possui 9 cv mais que o modelo anterior), disponíveis a partir de 4.500 rpm. Já o torque é de 35,7 kgfm, ou seja, ganhou 7 kgfm. A Volkswagen garante que o veículo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingir velocidade máxima de 246 km/h.

As dimensões do modelo são de 4,7 metros de comprimento (2 mm mais curto que a geração anterior), 2,79 m de distância entre-eixos de (foi alongada em 79 mm), 1,45 m de altura (reduzida em 14 mm) e 1,83 m de largura (ganhou 12 mm).

Com a utilização da plataforma MQB, o novo Passat também ficou mais espaçoso para os passageiros. Seu interior ganhou 33 mm de compimento e os ocupantes do banco traseiro têm 116 mm de espaço para os joelhos, em relação aos bancos dianteiros. O porta-malas também cresceu, ganhando 21 litros de capacidade, totalizando 586 litros.

Também é destaque do modelo o novo quadro de instrumentos totalmente digital (Active Info Display), como no Audi TT. O painel mostra a navegação em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.