Dez meses depois de ter a sua importação interrompida, a picape RAM 2500 volta a ser comercializada pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Brasil. O modelo fabricado no México é oferecido apenas na versão Laramie, que tem preço sugerido de R$ 249.900 (mais o frete) e chega com retoques visuais, mecânica revista e novidades na lista de equipamentos de série.

Única picape de grande porte vendida no país, a RAM 2500 é movida pelo motor Cummins de seis cilindros em linha de 6.7 litros turbodiesel, que gera 330 cv de potência a 2.800 rpm e massivos 104 kgfm de torque a 1.600 rpm (antes o propulsor entregava 310 cv e 84 kgfm). A transmissão é sempre automática de seis marchas, associada ao sistema de tração 4×4 com reduzida.

Outra alteração mecânica considerável na picape é a nova suspensão traseira de molas helicoidais, que substitui o conjunto de feixes de molas. De acordo com a fabricante, a dirigibilidade e a robustez não foram afetadas com a mudança.

Capaz de levar até 1.030 quilos de carga útil, podendo rebocar 7.750 kg, a picapona de 3.410 kg tem peso bruto total (PBT) de 4.536 kg. Segundo Rafael Filon, gerente de produto da marca RAM, “a rede de 48 concessionários é instruída a informar os clientes que para guiar a picape é necessário ter a habilitação de categoria C e respeitar as leis de trânsito específicas para caminhões, como limites de velocidade e zonas de circulação restrita, por exemplo”.

Embora seja um caminhão em sua essência, a RAM 2500 proporciona conforto superior ao da maioria dos carros de passeio. A espaçosa cabine traz bancos revestidos de couro com ajustes elétricos para os dianteiros e aquecimento e ventilação para todos os ocupantes. Agora a picape conta com a central multimídia U Connect com tela de 8,4 polegadas, GPS, câmera traseira, entre outros recursos, enquanto o sistema de som da marca Alpine possui nove alto-falantes e um subwoofer sob o assento traseiro.

Pela primeira vez, a RAM oferece no mercado brasileiro o RAMBOX, uma interessante solução que consiste em dois compartimentos de carga localizados nas laterais da caçamba. Cada um tem 132 litros de capacidade e tampa com fechadura, cujas travas funcionam junto com o acionamento remoto das portas.

Medindo 6,03 metros de comprimento por 2,00 m de largura, a RAM 2500 pode intimidar motoristas menos experientes no primeiro contato. Para acessar a cabine é preciso utilizar os estribos laterais, agora disponíveis de série. O interior da RAM 2500 é bem acabado, há material macio ao toque, apliques cromados e peças plásticas que imitam madeira. Bem ao gosto do consumidor norte-americano, os bancos da picape parecem poltronas de encostos largos. Há espaço lateral em abundância, mas o passageiro traseiro que viaja no meio fica com os joelhos ligeiramente elevados por conta do ressalto que abriga o eixo do diferencial sob o assoalho.

O motorista fica em uma posição de dirigir um pouco mais alta que a de uma picape média (leia-se Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, etc). A partida do enorme motor Cummins pode ser feita tanto pelo botão no painel ou pelo acionamento remoto na chave, que funciona a até 100 metros de distância, mantendo as portas travadas. Duas características típicas de carros americanos são a alavanca de câmbio na coluna de direção e o freio de estacionamento com acionamento por pedal.

Como era de se esperar, o motor com mais de 100 kgfm de torque proporciona respostas ágeis para um veículo do porte da RAM 2500. Durante o rápido teste em uma pista fechada, foi possível avaliar o comportamento da picape em curvas. Nessa situação, os controles de estabilidade e tração entram em ação à menor ameaça de derrapagem das rodas, mantendo o controle pleno ao condutor.

Rodando em uma estrada de terra molhada, a picape praticamente não tomou conhecimento dos buracos e depressões. Os pneus de uso misto, no entanto, deixaram o comportamento da RAM 2500 um pouco mais arisco após terem ficado completamente envoltos de lama. A falta de aderência provocou algumas escapadas de traseira durante acelerações mais vigorosas.

Mesmo trafegando sobre piso irregular, a caçamba da RAM 2500 não pula e nem chacoalha em excesso, como é comum na maioria das picapes. A nova suspensão traseira mostrou estar bem acertada para transmitir conforto em situações “de passeio”. Infelizmente não foi possível avaliar o modelo com o compartimento de carga carregado ou atrelado a um reboque (nos Estados Unidos é bastante comum utilizar picapes para puxar trailers).

Para ajudar nas frenagens, a RAM 2500 é dotada do Diesel-Exhaust Brake, um recurso que utiliza a força do propulsor para acionar o freio-motor, preservando os freios. O sistema pode ser acionado por meio de uma tecla no painel, bem como a função Tow/Haul, destinada a evitar trocas de marchas desnecessárias quando a picape está carregada ou rebocando algum implemento.

Bem equipada, espaçosa e confortável como um SUV, além de grandalhona e forte como um caminhão, a RAM 2500 está sozinha em seu segmento no Brasil. Segundo a marca RAM, clientes de versões topo de linha de picapes médias – essencialmente profissionais do agronegócio – são os principais clientes em potencial. De acordo com a fabricante, o estado de São Paulo é o maior mercado desse tipo de veículo, com 13,2% de participação, seguido de Minas Gerais (10,2%), Paraná (9,1%), Goiás (7,3%), Rio Grande do Sul (6,1%), Pará (5,2%), Mato Grosso e Bahia (ambos com 4,6%).

Teste-drive a convite da Fiat Chrysler Automobiles
Fotos: Divulgação

Ficha técnica

Modelo
RAM 2500 Laramie 2016
PreçoR$ 249.900
MotorDianteiro, longitudinal, 6.7 litros, seis cilindros em linha, 24 válvulas, injeção de combustível de alta pressão common rail, turbo, intercooler, a diesel
Cilindrada (cm³)6.690
Potência330 cv a 2.800 rpm
Torque104 kgfm a 1.600 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Suspensão dianteiraFive-link, com braço arrastado, molas helicoidais, barra estabilizadora e eixo rígido
Suspensão traseiraThree-link, com braço arrastado, molas helicoidais, barra estabilizadora e eixo rígido
RodasAlumínio polido de 18 polegadas
Pneus275/70 R18
DireçãoHidráulica
Peso em ordem de marcha (kg)3.410
Comprimento (metros)6,03
Largura (m)2,00
Altura (m)1,97
Distância entre-eixos (m)3,79
Tanque (litros)117
Volume da caçamba (litros)1.240
TransmissãoAutomática de seis marchas
Tração4x2 (traseira), 4x4 e 4x4 com reduzida
Capacidade de carga útil (kg)1.030
Carga máxima de reboque (kg)7.750
Peso bruto total (kg)4.536