Na década de 1990, a Subaru se tornou uma das referências do automobilismo internacional ao ganhar três títulos mundiais de rali. Uma versão preparada do Impreza GT foi a responsável por essas conquistas e mais tarde deu origem a um dos esportivos mais desejados dos últimos tempos: o Impreza WRX STI. Além da tradicional receita da Subaru, composta por motor boxer (cilindros opostos) e tração integral, o modelo levava para as ruas a força extra do turbocompressor e todo o know-how adquirido nas competições.

Agora, em sua quarta geração, o WRX STI deixa de contar com o nome Impreza e desembarca no Brasil totalmente renovado. O coração do bólido é um motor boxer de 2.5 litros turbo de 310 cv de potência e 40 kgfm de torque, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 255 km/h.

Em um mundo cada vez mais repleto de esportivos equipados com transmissões automatizadas de dupla embreagem e borboletas atrás do volante para as trocas de marchas, a Subaru faz questão de manter a tradicional combinação preferida dos puristas: motor potente, três pedais e câmbio manual de seis marchas.

Assista ao vídeo (acima no YouTube e abaixo no UOL Mais) e conheça um dos maiores ícones automotivos japoneses

Teste: Subaru WRX STI de 310 cv esbanja esportividade e diversão

Agradecimento: Haras Tuiuti

Ficha técnica

Modelo
Subaru WRX STI
PreçoR$ 194.900
MotorDianteiro, longitudinal, 2.5 litros, quatro cilindros contrapostos, 16 válvulas, injeção direta, turbo, intercooler, a gasolina
Cilindrada (cm³)2.457
Potência310 cv a 6.000 rpm
Torque40 kgfm a 4.000 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos ventilados com ABS e EBD
Suspensão dianteiraIndependente tipo McPherson
Suspensão traseiraIndependente de braços oscilantes
RodasAlumínio forjado de 18 polegadas
Pneus245/40 R18
DireçãoHidráulica
Peso em ordem de marcha (kg)1.516
Comprimento (metros)4,59
Largura (m)1,79
Altura (m)1,47
Distância entre-eixos (m)2,65
Tanque (litros)60
Porta-malas (litros)460
TransmissãoManual de seis marchas
TraçãoIntegral