Além da picape Toro, a Fiat prepara outro lançamento para 2016. Ainda conhecido pelo nome de projeto, X1H, o novo compacto de entrada da marca italiana chegará no primeiro semestre do ano que vem para aposentar o veterano Palio Fire, ficando posicionado abaixo do Uno e com preço inicial na faixa dos R$ 30 mil.

Nas imagens enviadas pelo leitor Julio Fonseca, o compacto aparece rodando pelas ruas de Belo Horizonte (MG) ainda bastante camuflado. As primeiras informações afirmam que o X1H compartilhará diversos componentes com o Uno, bem como parte da plataforma, motor e transmissão.

A expectativa era a de que o novo carro estrearia o motor 1.0 de três cilindros que a Fiat está desenvolvendo, mas rumores da imprensa especializada asseguram que esse propulsor será lançado no Uno. Dessa forma, o compacto chegará ao mercado com o bloco Fire de quatro cilindros de 1.0 litro de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas, presentes em outros modelos da marca.

Embora a Fiat esteja trabalhando em um novo carro de entrada, é provável que ele conviva com o Palio Fire enquanto houver demanda pelo modelo mais antigo – vale lembrar que a fabricante só encerrou a produção do Mille por conta da obrigatoriedade dos airbags frontais dos freios com ABS a partir de 2014.

Assim como no Uno, Fiat adotará no X1H a solução de carroceria mais alta para ganhar um pouco mais de espaço na cabine. O pequenino deverá acomodar quatro ocupantes adultos e ter porta-malas com aproximadamente 250 litros de capacidade.

Ao contrário do que a Volkswagen fez ao adaptar o up! para o mercado brasileiro, a Fiat vai utilizar no modelo a tampa traseira de vidro, uma solução que reduz o peso do carro e parte dos custos de produção.

Fotos: Julio Fonseca