O Fusca foi um carro que marcou época, se tornou um clássico, porém também serviu de inspiração para a criação de pequenas máquinas off-road. Esse modelos eram batizados como Fusca Baja. Inspirada nesse legado, a Volkswagen apresentará durante o Salão do Automóvel de Los Angeles a versão de produção do Beetle Dune.

Baseado no conceito Dune, que foi apresentado no Salão de Detroit em 2014, o modelo conta com para-choques exclusivos, apliques plásticos nas caixas de rodas, suspensão elevada, rodas de liga com desenho inédito, estribos laterais e aerofólio. As rodas são de 18 polegadas, enquanto por dentro o banco ganhou costuras laranja.

Apesar do estilo musculoso, o Beetle Dune provavelmente é mais confortável na estrada do que fora dela. A altura em relação ao solo foi aumentada em apenas 0.4 polegadas, enquanto o motor é o o 1.8 TSI de até 172 cv e 25 kgfm de torque, sempre ligado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Os compradores poderão escolher o modelo em três cores: branco, preto ou esse tom laranja que a Volkswagen chama de Sandstorm Yellow (tempestade de areia amarela em tradução livre). A carroceria poderá ser cupê ou conversível.