O Latin NCAP divulgou nesta segunda-feira (16) mais uma rodada dos seus testes de segurança. Seis modelos foram avaliados pela instituição, sendo três da Honda, que conquistou a nota máxima (cinco estrelas) no quesito proteção para adultos em todos os modelos. Chevrolet, Ford e Volkswagen também tiveram carros avaliados pela entidade.

Os modelos da Honda testados pelo Latin NCAP foram o HR-V e os novos Fit e City. Os dois últimos ganharam cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de crianças no banco traseiro. Segundo a entidade, as estruturas de ambos os veículos mostraram um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Os cintos de segurança, os pré-tensionadores e os airbags proporcionaram proteção de adequada para as regiões da cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ganchos ISOFIX para a ancoragem de cadeirinhas infantis, que melhoram os níveis de segurança para as crianças.

Já o HR-V, que além das cinco estrelas para o ocupante adulto, igualou o feito do rival Jeep Renegade e ganhou a nota máxima para a proteção de crianças. O HR-V também é dotado de ancoragens ISOFIX, utilizadas no teste, o que ajudou ao modelo a atingir o resultado positivo. Obviamente, as características elogiadas e presentes no Fit também fazem parte do crossover. O modelo também ganhou nota máxima no Euro NCAP.

O Volkswagen testado foi o sedã Vento, versão sedã do Polo europeu fabricada na Índia. Para o Latin NCAP o carro derrapa um pouco na proteção infantil, uma vez que a sinalização do sistema ISOFIX não cumpria os requerimentos da entidade e as dificuldades de instalação dos sistemas de retenção infantil. O Vento alcançou nota máxima na proteção para adultos.

O Ford KA+ alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil, mesmo com SRI instalados e utilizando ancoragens ISOFIX. Segundo a avaliação da instituição, o desempenho dinâmico foi bom, mas o ponto negativo ficou para o cintro traseiro central, que continua sendo de dois pontos.

O Chevrolet Aveo é o veículo mais vendido no México e sua versão mais básica é comercializada sem airbags, sendo assim, o Latin NCAP zerou a nota do modelo para a proteção de adultos. A proteção infantil foi classificada com duas estrelas. A estrutura do Aveo foi classificada como instável, oferecendo alto risco de lesões graves ao motorista.

Confira os testes:

Honda HR-V

Honda Fit

Honda City

Volkswagen Vento (Polo)

Ford Ka+

Chevrolet Aveo