Recém-lançado no Canadá, o Toyota Yaris Sedan 2016 já marca presença no Brasil. Ao menos como carro de testes. Uma unidade do modelo foi flagrada pelo leitor Frederico Prado na Rodovia dos Bandeirantes, nas proximidades de Campinas (SP). Segundo a Toyota, o carro está no país “apenas para testes de laboratório”. A marca enfatiza que não revela informações sobre novos produtos e futuras estratégias de mercado.

Embora o carro das fotos esteja bastante camuflado, é possível identificá-lo pelas linhas vincadas e com certas ousadias de estilo. O Yaris Sedan, na verdade, é o Mazda 2 com emblemas da Toyota. No mercado canadense ele é vendido com motorização de quatro cilindros de 1.5 litro de 16 válvulas a gasolina de 107 cv de potência e 14,5 kgfm de torque. Há as opções de transmissões manual ou CVT (continuamente variável), ambas de seis marchas.

Uma curiosidade é que, pelo fato de a Mazda compartilhar componentes com a Ford, o sedã utiliza a plataforma do New Fiesta. De acordo com os dados de fábrica, ele mede 4,36 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,48 m de altura e 2,57 m de distância entre-eixos. O porta-malas leva até 382 litros de bagagem. Medidas próximas às do Honda City, por exemplo, que ganha por 103 litros na capacidade do compartimento de cargas.

Custando entre 16.995 e 20.200 dólares canadenses (cerca de R$ 49 mil e R$ 58.250, em conversão simples, respectivamente), o Yaris Sedan conta com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, além de airbags frontais, laterais e do tipo cortina desde a versão de entrada.

Não é a primeira vez que a Toyota é flagrada testando sedãs de diferentes segmentos no Brasil. No final do ano passado, o Carsale publicou imagens do Vios sendo avaliado no país. Com porte semelhante ao do Honda City, o modelo compartilha a plataforma e componentes com o Etios e também foi pensado para mercados emergentes. O seu lançamento na Ásia foi em 2013.

Mazda 2

Mazda 2

Apesar de a Toyota negar a intenção de comercializar o Yaris e o Vios no mercado brasileiro, os dois modelos seriam soluções para a marca aumentar o seu portfólio por aqui. Até o momento, a participação mais relevante da Toyota no mercado de sedãs é entre os médios, com o líder de vendas Corolla. A fabricante oferece ainda o visualmente polêmico Etios sedã e o caro Camry, que briga com modelos mais luxuosos.

Fotos: Divulgação e Frederico Prado