Poucas pessoas devem ter imaginado uma versão esportiva do Sandero. Porém, alguém na Renault teve a (boa) ideia de adicionar um pouco de pimenta na receita idealizada pela Dacia (subsidiária romena da marca francesa). E assim nasceu o Sandero R.S. (a partir de R$ 58.880), que deixa a racionalidade de lado e permite que o emocional predomine em um modelo consagrado por pessoas que buscam um custo-benefício interessante, mecânica robusta e espaço interno generoso para um compacto.

Confira abaixo o vídeo de avaliação do Sandero R.S. feito pelo Carsale:

O Sandero R.S. é o primeiro carro fabricado no Brasil com mecânica desenvolvida Renault Sport, a divisão de alto desempenho da fabricante francesa. Engana-se quem pensa que o hatch é mais um daqueles esportivos de mentirinha, que tentam impressionar apenas com um visual descolado. Neste caso, o carro foi praticamente todo revisto para entregar comportamento e desempenho dignos de um “hot hatch”.

Além da aparência mais invocada, o Sandero R.S. passou por um “engine swap” e recebeu o motor 2.0 16V aspirado que equipa o SUV Duster. O propulsor passou por alterações para entregar mais potência e torque, bem como a transmissão manual de seis marchas teve as suas relações encurtadas para garantir mais agilidade ao compacto. Para favorecer a dinâmica em curvas e a segurança do carro, a Renault adicionou suspensões mais baixas e rígidas, freios a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração e até mesmo assistente de partida em rampas.

Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos e superar os 200 km/h de velocidade máxima, o Renault Sandero R.S. é um esportivinho que empolga ao volante. Conheça-o melhor no vídeo exclusivo do Carsale (acima na plataforma YouTube e abaixo no UOL Mais).

Renault Sandero RS

Ficha técnica

Modelo
Renault Sandero R.S.
CarroceriaCarroceria monobloco, hatchback, 5 passageiros, 4 portas
MotorDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 2.0 litros, 16 válvulas
Cilindrada (cm³)1.998
Potência (gasolina/etanol)145/150 cv a 5.750 rpm
Torque (gasolina/etanol)20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos sólidos
Suspensão dianteiraMcPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão traseiraRodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador
RodasLiga leve de 16 polegadas
Pneus195/55 R16 (opcional 205/45 R17)
DireçãoEletrohidráulica
Peso em ordem de marcha (kg)1.161
Comprimento (metros)4,06
Largura (m)1,73
Altura (m)1,49
Distância entre-eixos (m)2,59
Tanque (litros)50
Porta-malas (litros)320
TransmissãoManual de seis marchas
TraçãoDianteira
Aceleração 0 a 100 km/h8 segundos
Velocidade máxima202 km/h