Em um ano de crise nas vendas de carros novos cada venda faz a diferença, ao menos é o que comprova os números preliminares das vendas de outubro. De acordo com os números parciais da Fenabrave, o segmento de SUVs, mais acirrado do ano, passou por algumas alterações no décimo mês do ano. A primeira delas envolve o Jeep Renegade que, pela primeira vez em sua breve vida, fechou o mês na liderança.

O SUV da FCA 5.623 unidades em outubro contra 5.448 do principal rival, o Honda HR-V. De qualquer maneira, o jipinho da fabricante japonesa segue na liderança no acumulado anual, são 38.631 vendas contra 26.154 do modelo fabricado em Pernambuco, que por enquanto mantém a quarta colocação. A segunda alteração importante aconteceu entre a dupla de veteranos Ford EcoSport e Renault Duster.

Confira a galeria da disputa mais acirrada do ano:

+ Vídeo: Honda HR-V e Jeep Renegade travam disputa dos SUVs badalados

Se no último ano o SUV da Renault apertou na briga contra o modelo da Ford, este ano ele finalmente ultrapassou o rival. As vendas dos últimos meses já indicavam que essa mudança aconteceria, a empresa norte-americana tentou responder com a versão 1.6 automática, mas, ao menos por enquanto, não houve resultado. O Duster foi emplacado 3.053 vezes contra 2.333 vendas do EcoSport. Com isso, no acumulado, pela primeira vez, o Duster ultrapassou o rival e ficou com a terceira posição. São 28.724 vendas do carro da Renault contra 28.689 do veículo da Ford.

Estreante

Uma das armas da Renault para crescer no Brasil é a picape Duster Oroch, que estreou um novo segmento no mercado em setembro. O modelo chegou tentado canibalizar vendas das versões mais caras da Fiat Strada e picapes compactas e das mais baratadas da Chevrolet S10 e suas concorrentes de segmento. Em dois meses, a inédita picape da marca francesa chegou a 550 vendas, dessas, 269 foram efetuadas em outubro.

Vendas gerais

No top 10 de vendas, o Chevrolet Onix terminou mais um mês na liderança, foram 11.131 vendas no décimo mês do ano, chegando a 98.855 unidades emplacadas no ano, ainda assim atrás do líder geral Fiat Palio, que emplacou 8.128, fechando o mês na terceira colocação, mas ultrapassando a barreira das 100 mil vendas no ano, agora o Palio foi vendido 100.215 vezes. Em outubro, o recém reestilizado Hyundai HB20 ficou em segundo com 9.748 emplacamentos. A quarta colocação foi do Volkswagen Gol com 6.581 vendas, se recuperando do fraco mês de setembro. O Chevrolet Prisma ficou com a quinta colocação ao vender 6.272 unidades. O sétimo foi o Ford Ka comercializado 5.880 vezes. 5.632 foi o número de vezes que o Toyota Corolla foi vendido, ficando com a oitava posição. O Jipe Renegade ficou em nono com as 5.623 vendas. O décimo lugar ficou com o Fiat Uno e suas 5.467 unidades emplacadas.