Há 18 anos, em outubro de 1997, o Civic começava a ser produzido no Brasil, na fábrica de Sumaré (SP). O sedã também foi o primeiro modelo da marca japonesa feito no País. Desde 1997 até setembro deste mais de 590 mil unidades do Civic foram fabricadas em Sumaré.

Mas a história do Civic no Brasil começou antes, em 1992, na época em que o governo reabriu as importações e a Honda decidiu trazer a trazer a 5ª geração do sedã. Nesse ano, o Civic somou apenas 280 unidades importadas, porém, em 1993, o volume subiu para 3.285 veículos.

Em 1997, quando começou a produção local, o Civic, que já estava na 6ª geração, passou por algumas mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Foi nessa geração que o veículo começou a ser oferecido por aqui com o conhecido motor VTEC com comando de válvulas variável.

De acordo com a Honda, o auge de vendas aconteceu em 2008 (na 8ª geração) quando o sedã fechou o ano com 67 mil unidades. Foi também nessa geração que o Civic ganhou tecnologia flex, sendo que na seguinte o destaque foi para a introdução do subtanque de gasolina para partida a frio.

Confira a galeria abaixo fatos marcantes na história do Civic no Brasil.