O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é constantemente cobrado pelas suas ações com benefícios a ciclistas e pedestres, porém, um projeto lançado em Nova York pode ser uma das provas de que está é uma tendência mundial. O projeto liderado pelo empresário Kevin Shane e feito pelo arquiteto Jeff Jordan prevê uma nova ponte em um dos cartões postais da cidade, a divisão entre o bairro do Brooklyn e a ilha de Mahattan. O detalhe é que essa nova travessia seria utilizada apenas por pedestres e ciclistas.

Batizada de Liberty Bridge, ou Ponte da Liberdade, não é a primeira do tipo no mundo, na verdade existem grandes pontes do tipo em Teerã, Londres, Cingapura e Omaha, por exemplo. A ponte contaria com áreas jardinadas, pequenas lojas, cafeterias e faixas de rolamento. A distância da ponte seria de 1.6 quilômetro, facilitando a vida de quem mora de um lado da cidade e precisa trabalhar do outro.

O projeto ainda está em fase inicial e, em breve, os idealizadores pretender dar início a uma campanha de financiamento coletivo, uma vez que já possuem uma petição com milhares de assinaturas dos moradores da região apoiando a ideia. Ainda assim, não há prazo para o início das obras.