Após um grande investimento para começar a fabricação do Aegea (ou Tipo, dependendo do mercado onde ele irá ser vendido), a Fiat está vendo resultados, já que desde do dia 15 de outubro há uma correria de clientes às concessionárias turcas na tentativa de reservar o modelo. A ideia é vender mais de 20 mil unidades logo no primeiro mês. Para isso, os primeiros 2 mil clientes terão benefícios especiais, como cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros rodados.

Apesar de iniciar a venda com apenas três versões, Easy, Urban e Lounge, a imprensa automotiva da Turquia acredita que o modelo pode ser um grande marco na história da Fiat no país. Por enquanto, o modelo será vendido com os motores 1.4 Fire de 95 cv, 1.3 MultiJet II de 95 cv e 1.6 MultiJet II de 120 cv. A transmissão pode ser automática ou manual, ambas de seis velocidades.

A versão de entrada conta com: maçanetas cromadas, rodas de 16 polegadas de aço, ar-condicionado, espelhos retrovisores elétricos e aquecidos, vidros elétricos, Uconnect rádio com leitor de MP3, e entradas USB e auxiliar, volante multifuncional, airbags frontais, ABS, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) e assistente de partida. A versão Urban acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, volante revestido em couro, ar-condicionado automático, controle adaptativo de cruzeiro, sensores de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 5 polegadas, tela de 3.5 polegadas com informações do computador de bordo e airbags de cortina. Já a versão topo, Lounge, vem com rodas de 17 polegadas, retrovisor eletrocrômico no interior, ajustes elétricos no banco do motorista, apoio de braço, sistema de navegação e câmera de ré.

Com 4,50 metros de comprimento e entre-eixos de 2,60 metros, o Fiat Aegea promete espaço interno generoso, principalmente no porta-malas, que conta com 520 litros de capacidade. Segundo a imprensa turca, este é o maior bagageiro da categoria, o que pode render certa vantagem no mercado local. Os preços naquele país também foram divulgados. A versão de entrada custa 49.900 liras turcas ou R$ 67.224 em conversão simples, sendo equipada com o motor 1.4 Fire. Utilizando o bloco 1.3 MultiJet, o valor sobe para 60.400 liras (R$ 81.369). A versão intermediária Urban conta com os três motores e custa 53.400 liras (R$ 71.939) com o motor 1.4, 63.900 liras (R$ 86.084) com propulsor intermediário e 67.400 liras (R$ 90.799) na versão 1.6. A topo de linha Lounge será vendida apenas com motor mais potente e custará 70.900 liras (R$ 95.514).

Fotos: Divulgação