O Chevrolet Onix é o carro com menor depreciação do Brasil, segundo o Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos, da AutoInforme, anunciado nesta quarta-feira (14). O hatch da Chevrolet, que também venceu a primeira edição da premiação em 2014, obteve depreciação de 7,6% em um ano. A pesquisa, com base na cotação da Molicar, levou em consideração os dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados do zero quilômetro em agosto de 2014. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

Outros treze autoveículos foram contemplados pelo Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2015, respectivamente em suas categorias — confira na galeria abaixo:

Vale destacar que foram eliminados da pesquisa os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.

Na edição 2015 da premiação, a categoria Comercial foi transferida para o Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. No ano passado, venceu o Renault Master.

A pesquisa considerou os 140 modelos e versões zero km mais vendidos. Além das marcas/modelos vencedores desta 2ª edição, foram analisados modelos da Audi, Chery, Citroën, JAC, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lifan, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.

De acordo com Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, “dez modelos vencedores melhoraram suas posições em relação à primeira edição do prêmio, com índices de depreciação ainda menores. São os casos do Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Chevrolet Spin, Honda New Fit, Fiat Palio Weekend, Toyota Hilux, Hyundai HB20S, Toyota Corolla e Ford Fusion. Três modelos, embora tenham faturado a primeira colocação em suas respectivas categorias, obtiveram notas inferiores aos do ano passado, como Fiat 500, Ford EcoSport e Honda CR-V. Na categoria Hatch deste ano, os sete primeiros colocados tiveram índices de depreciação menores que o campeão geral de 2014”.

“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, enfatiza Leite ao ressaltar que um carro com um ano de uso pode perder de 7,6% a 23,1% do valor inicial, dependendo de diversos fatores.

Veja o ranking completo abaixo:

  • Volkswagen up! (Entrada – 8,3%)
  • Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10%)
  • Fiat 500 (Hatch Premium – 12,6%)
  • Chevrolet Spin (Minivan – 11,9%)
  • Honda New Fit (Monovolume – 11,1%)
  • Fiat Palio Weekend (Perua – 12,7%)
  • Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%)
  • Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%)
  • Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 9,6%)
  • Toyota Corolla (Sedã Médio – 11,4%)
  • Ford Fusion (Sedã Grande – 12,8%)
  • Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno – 13,2%)
  • Honda CR-V (Utilitário Esportivo Grande – 12%)

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