A Toyota anuncia nesta terça-feira (13) um recall envolvendo 424.641 veículos no Brasil. Trata-se do conhecido recall envolvendo a fabricante japonesa de airbags Takata, que já havia afetado milhões de carros em vários países.

No País, 384.596 unidades afetadas são dos modelos Hilux, SW4 e Corolla, que podem apresentar rompimento inadequado do deflagrador do airbag do motorista. De acordo com a marca, as unidades da Hilux e SW4 foram fabricadas entre janeiro de 2006 a outubro de 2011, enquanto que os exemplares do Corolla foram manufaturados entre outubro de 2007 a dezembro de 2011. Para esses casos, a Toyota realizará, de forma gratuita, a partir de 19 de outubro a substituição do deflagrador da bolsa do airbag do lado do motorista.

O recall também envolve outras 40.045 unidades dos modelos Corolla e Corolla Fielder, fabricadas em abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008, devido a um problema no deflagrador do airbag do passageiro. Para esses veículos a Toyota fará a correção do defeito da seguinte forma: a partir de 13 de outubro desativará a bolsa do airbag do lado do passageiro e fixará uma etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag. Já em 23 de novembro fará a substituição do deflagrador com a reativação da bolsa do airbag do lado do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta.

A orientação da Toyota é para que os proprietários dos modelos envolvidos (veja os chassis abaixo) entrem em contato com uma concessionária para agendar os serviços. Os endereços e telefones das concessionárias estão disponíveis no sitewww.toyota.com.br ou pelo telefone 0800 703 02 06.

Confira abaixo os chassis dos veículos envolvidos:

  • AIRBAG DO MOTORISTA

  • AIRBAG DO PASSAGEIRO