A Citroën lança nessa terça-feira (13) a segunda geração da linha C4 Picasso no Brasil. Na versão de de cinco lugares o modelo chega ao país com preços entre R$ 110.900 e R$ 117.900. Já o Grand C4 Picasso, com 7 lugares, tem tem preço sugerido entre R$ 120.900 e R$ 127.900. Nos dois casos o motor é o mesmo: THP de 165 cv, sempre conectado ao câmbio automático de seis velocidades, com opções de trocas sequências através de paddle shifts.

De acordo com a Citroën, os modelos estão cerca de 140 kg mais leves (graças à nova plataforma modular EMP2), menores no comprimento, porém, com maior distância entre-eixos. Essa redução de tamanho, segundo a fabricante francesa, auxilia na melhora da agilidade, reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2. Aliás, por falar em consumo, o veículo ganhou nota A na avaliação do Inmetro, com médias de 9,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. As emissões ficam na casa das 131 gramas de CO2 por quilômetro rodado.

Por fora, o visual está mais moderno, com destaque para as luzes traseiras em LED com efeito 3D e as luzes diurnas, ambas com claras influências dos últimos conceitos apresentados pela empresa. Por dentro, a central multimídia de 7 polegadas sensível ao toque se destaca, mas não tanto quanto a tela de 12 polegadas no painel de instrumentos — esta última está presente apenas nas versões topo de gama.

Como anda o novo C4 Grand Picasso

O Carsale participou de um breve test-drive com o Grand C4 Picasso, versão com sete lugares da minivan. Agora equipado com o motor turbo de 165 cv, o modelo mostrou desempenho satisfatório, tanto na hora de acelerar como nas retomadas, mas sem causar empolgação. Vale destacar que durante o percurso o carro contava com quatro ocupantes.

De acordo com a fabricante, o modelo ganhou acertos específicos de suspensão para o Brasil. E, de fato, provamos que o Grand C4 Picasso enfrenta bem os buracos e desníveis dos asfaltos. Outra característica importante está no equilíbrio do veículo, que responde bem aos comandos em alta velocidade, mas sem deixar o volante demasiadamente leve.

A minivan com sete lugares mira diversos concorrentes entre SUVs e minivans, como Fiat Freemont, Dodge Journey e Durango, Mitsubishi Outlander, Hyundai Santa Fe e Kia Grand Carnival. No caso específico do rival Grand Carnival, que leva vantagem em termos de espaço por contar com oito lugares, o alto preço (R$ 244.900) poderá ajudar o consumidor a optar pelo modelo francês.

No C4 Grand Picasso, a terceira fileira de assentos é basicamente para crianças, uma vez que o espaço é limitado. Além disso, quando a terceira fileira está sendo utilizada, a capacidade do porta-malas é reduzida para 130 litros — a capacidade máxima é de 704 l.

Em termos de acabamento, ele faz jus a sua posição no mercado. O conforto, principal apelo de vendas, é notável, principalmente, para o motorista e passageiro da frente. O banco do carona conta com aquecedor e ajustes elétricos para apoio dos pés e massageador das costas. Por outro lado, as regulagens de altura e distância são manuais, feitas por meio de uma alavanca. Com 5 m² de vidro em torno do carro, a visibilidade ganha destaque.

A tecnologia da cabine é merece ponto positivo, com destaque para a tela HD de 12 polegadas que abriga o velocímetro. E a conectividade do modelo pode ser ampliada por meio de um acessório que integra espelhamento do celular e TV Digital. A Citröen também vende telas de multimídia para os bancos traseiros.

A expectativa da Citroën é de vender 850 unidades dos modelos C4 Picasso e Grand C4 Picasso por ano, sendo 70% das unidades com cinco lugares. Parte desse plano se dá pelo bom índice de fidelização, na casa dos 50%, de acordo com a marca. Um primeiro lote com 250 veículos já está disponível no Brasil e deve chegar às lojas nas próximas semanas.

PREÇOS E VERSÕES

  • Novo Citroën C4 Picasso Seduction: a partir de R$ 110.900
  • Novo Citroën Grand C4 Picasso Seduction: a partir de R$ 120.900

    Principais equipamentos de série: Central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, comandos no volante, entrada auxiliar, Bluetooth e USB e MP3; detector de obstáculo traseiro e retrovisores externos elétricos (Pack City); freio de estacionamento elétrico com função assistente de descidas (Hill Assist); controle dinâmico de estabilidade (ESP) anti-patinagem (ASR); fixação ISOFIX de 3 pontos para cadeiras de crianças nos bancos traseiros (segunda fileira); cortinas na 2ª fileira e espelho convexo (Pack Criança); bancos traseiros individuais, reclináveis, dobráveis e com regulagem longitudinal; volante revestido de couro; para-brisa Zenith com proteção térmica; rodas de liga leve de 17 polegadas; faróis de neblina; limpador do para-brisa automático com detector de chuva e faróis de halogênio com acendimento automático; ar-condicionado automático digital bi-zone com comandos na tela tátil e saídas de ar traseiras; alerta de pressão baixa dos pneus; revestimento tecido Ondulice, entre outros itens.
  • C4 Picasso Intensive: a partir de R$ 117.900
  • Grand C4 Picasso Intensive: a partir de R$ 127.900

Conta com todos os itens da versão Seduction além de tela panorâmica 12 polegadas High Definition, comandos no volante, GPS, duas entradas USB e Bluetooth; câmera de ré e detector de obstáculo traseiro (Pack City Câmera); lanternas de LEDs com efeito 3D, pisca dianteiros em LED e vidros traseiros pigmentados; alarme volumétrico e periférico; abertura e travamento das portas sem necessidade de chave (Keyless); friso lateral cromado, além de outros itens.

Fotos: Divulgação