Não é de hoje que a Volvo investe pesado na segurança de seus veículos, o que está plenamente de acordo com seus planos: não ter nenhuma morte envolvendo seus carros até 2020. Para favorecer essa meta, a fabricante sueca vem trabalhando há algum tempo em um sistema de condução autônoma.

Para que esta tecnologia se desenvolva completamente, a infraestrutura das cidades precisarão passar por adaptações, mas, até lá, a Volvo pretende introduzir os primeiros carros de teste com esse sistema até 2017.

A ideia é criar um sistema de direção autônoma com uma interface simples de ser compreendida. Para explicar, a Volvo divulgou um vídeo (em inglês com legendas configuráveis para português), mostrando como funcionará a tecnologia.

Para começar, o condutor insere o endereço do destino no sistema de navegação e dirige normalmente. Se em algum trecho do percurso o sistema autônomo puder ser utilizado, a central multimídia informa ao motorista, que o ativa pressionando as borboletas atrás do volante.

Após essa ação, o painel mostrará por quanto tempo o motorista poderá ficar sem interferir na condução do veículo. O sistema também visualiza possibilidades de ultrapassagem, informando ao motorista e realizando a manobra automaticamente. Faltando um minuto para o fim do trajeto, o carro convida o motorista a assumir a direção e, se por algum motivo ele não retomar o controle, o veículo estacionará em lugar seguro.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo: