Dias depois de anunciar o lançamento das versões equipadas com motor 1.6 e câmbio automatizado PowerShift na linha 2016 do EcoSport, a Ford divulgou os valores das demais configurações do SUV compacto. Agora, o modelo parte de R$ 65.900 na variante de entrada SE 1.6 manual e chega a R$ 85.900 na versão topo de gama Titanium 2.0.

Com o reposicionamento da linha, o EcoSport passa a oferecer o motor 1.6 Sigma de 110/115 cv (gasolina/etanol) apenas nas versões com a caixa manual de cinco marchas. Para comportar a transmissão PowerShift, o SUV teve de receber o bloco 1.6 TiVCT, que gera 126/131 cv.

Com o novo conjunto mecânico, o SUV parte de R$ 68.980 na versão SE Direct, destinada à compra direta ou encomenda, visando portadores de necessidades especiais, isentos de alguns tributos na compra de veículos com câmbio automático de até R$ 70 mil.

A Ford assume que a concorrência oferece produtos de boa qualidade, mas destaca que o EcoSport é um carro de bastante perante o seu público e dentro do segmento. Para “bombar” as vendas do modelo, a marca do oval azul aposta nas versões com câmbio PowerShift para dominar na faixa de preços entre R$ 68 mil e R$ 75 mil – os rivais com transmissão automática começam acima dos R$ 76 mil. Essa estratégia tem como objetivo evitar a “migração” de seus clientes para outras marcas.

Confira abaixo as versões e preços do Ford EcoSport 2016:

EcoSport SE 1.6 manual: R$ 65.900 (R$ 1.800 a menos que na linha 2015)
EcoSport SE Direct 1.6 PowerShift: R$ 68.690 (apenas sob encomenda para venda direta)
EcoSport Freestyle 1.6 manual: R$ 71.900 (R$ 800 a menos)
EcoSport SE 1.6 PowerShift: R$ 71.900
EcoSport Freestyle 1.6 PowerShift: R$ 76.900
EcoSport Freestyle Plus 1.6 PowerShift: R$ 80.300
EcoSport Freestyle 4WD 2.0 manual: R$ 82.300
EcoSport Titanium 2.0 PowerShift: R$ 85.900

O câmbio de dupla embreagem PowerShift nas versões 1.6 é a principal novidade da linha 2016, mas vale lembrar que o EcoSport agora é movido pelo motor TiVCT que equipa as versões mais completas do New Fiesta e as configurações de entrada do Focus. O propulsor gera 126/131 cv de potência a 6.500 rpm e 15,3/16,1 kgfm de torque a 5.000 rpm (números com gasolina e etanol, respectivamente).

Para favorecer a economia de combustível, o motor com duplo comando de válvulas variável recebeu melhorias, como pistões de baixo atrito, tuchos polidos, bomba de óleo variável e lubrificante de baixo atrito (5W20).

Impressões

Avaliamos uma unidade do EcoSport Freestyle 1.6 PowerShift por aproximadamente 40 quilômetros nas estradas da Serra Gaúcha. Com três pessoas a bordo e ar-condicionado ligado, o SUV mostrou boa disposição para desenvolver velocidades de cruzeiro nas rodovias. O câmbio de dupla embreagem executa trocas ágeis, mas fica um pouco indeciso na hora de reduzir marchas em subidas e ultrapassagens. O motorista pode interferir no funcionamento da transmissão utilizando os pouco práticos botões na alavanca.

Apesar da aptidão urbana, o EcoSport utiliza pneus de uso misto que provocam mais ruídos ao rodar sobre asfalto irregular. Já a suspensão de acerto mais firme garante boa estabilidade ao jipinho em curvas apesar da altura elevada da carroceria, porém, compromete um pouco o conforto em pisos esburacados.

A posição de dirigir do EcoSport é uma das melhores entre os SUVs compactos. O volante tem boa empunhadura e a posição da maioria dos comandos é correta. A leitura da tela do computador de bordo, no entanto, poderia ser mais nítida. O acabamento interno é simples e predominado por plástico e, no carro avaliado, algumas peças estavam mal encaixadas.

No que diz respeito à conectividade, o sistema multimídia Sync funciona bem quando acionado pelos comandos de voz. Mas a Ford poderia adotar um equipamento com uma tela de melhor leitura e mais intuitiva como as dos rivais.

Apesar do avanço da concorrência, a Ford acerta com a oferta das versões equipadas com o motor 1.6 associado ao câmbio de dupla embreagem, pois com esse conjunto mecânico, o SUV aumenta o seu apelo em uma faixa de preços onde os concorrentes automáticos não atuam.

Viagem a convite da Ford
Fotos: Divulgação