A Chevrolet apresenta nessa terça-feira (29) uma nova ferramenta de conectividade para o mercado brasileiro, a OnStar. O sistema oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Concierge. Presente em diversos países, a tecnologia que conta com 7 milhões de usuários no mundo estreia como item de série no Chevrolet Cruze, mas poderá ser implementada em outros modelos futuramente.

Para contatar um atendente humano do OnStar em qualquer hora do dia, basta o motorista pressionar um botão localizado na base do espelho retrovisor central do carro ou fazê-lo por meio do aplicativo do smartphone. Após isso é possível solicitar ao atendente a localização um destino ou utilizar o serviço de concierge, que pode marcar serviços, alertar para o rodízio, fornecer informações de tráfego e monitorar a rota do motorista.

Além disso, o retrovisor conta com um botão para atender chamadas provenientes da central e outro com função de ligação de emergência, sendo possível acioná-lo tanto para falhas elétricas e mecânicas, como para colisões. Em acidentes cujo os airbags são acionados, a central liga automaticamente para os serviços de resgate.

Além das funcionalidades dentro do veículo e do aplicativo para smartphones (para Apple apenas em outubro), está disponível um portal web, onde é possível acessar todo o histórico de rotas e serviços utilizados no veículo.

No Cruze LTZ a tecnologia funciona através de uma linha própria, independente do smartphone, enquanto que na configuração LT é necessário a conexão Bluetooth com o celular.

A perspectiva da GM é que o OnStar repita o sucesso do MyLink, que foi introduzido pioneiramente nos modelos Onix e Prisma. Para isso, o primeiro ano de serviço será gratuito, sendo que após esse período será necessária a renovação por um valor ainda não revelado.

Confira abaixo os principais serviços do OnStar:

  • Segurança – graças aos sistemas de localização, ajuda no processo de recuperação em caso de roubo do veículo. Com isso, a empresa espera uma redução no custo de apólices de seguros dos modelos com OnStar.
  • Emergência – notificação automática de acidente, assistência 24 horas por meio de uma central de atendimento e de informações. A função é destacada por um botão vermelho no retrovisor para ativação dos ocupantes e pode ser utilizado em casos de panes elétricas ou mecânicas.
  • Conectividade – possibilidade de comandar e verificar diversos itens do carro à distância por meio de aplicativo no smartphone, incluindo o travamento/destravamento das portas e o acionamento da buzina e do pisca-alerta, por exemplo.
  • Navegação – envio do destino de forma remota ao sistema multimídia do veículo.

Linha Cruze 2016

A Chevrolet também aproveita a chegada do OnStar no Brasil para estrear a linha 2016 do Cruze. A partir de agora, o modelo passa a contar apenas com duas versões: LT e LTZ, ambas com câmbio automático de seis velocidades e bancos de couro e nas duas configurações, Sedan e Sport6.

Viagem a convite da Chevrolet