O Salão de Frankfurt é, tradicionalmente, palco para importantes lançamentos no segmento dos carros superesportivos. Na edição 66ª da mostra alemã, a Ferrari aproveita para exibir a 488 Spider, considerado o modelo conversível mais potente já feito pela fabricante italiana. Sob o capô, o esportivo traz um motor V8 de 3.9 litros, 670 cv e 77 kgfm de torque. O conjunto faz essa Ferrari acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, enquanto que para chegar até os 200 km/h são necessários 8,7 segundos. A versão é 25 kg mais leve que a convencional 488 com teto rígido.

Quem também perdeu o teto foi o imponente Lamborghini Huracán, que na versão Spyder, precisa de 17 segundos para abrir ou fechar o teto em velocidades de até 50 km/h. De acordo com a fabricante, o Huracán conversível atinge os 100 km/h em penas 3,4 segundos e, para alcançar os 200 km/h, precisa de 10,2 segundos. A velocidade máxima é de 324 km/h. Para entregar tais números, o modelo conta com a ajuda do bloco V10 naturalmente aspirado que também equipa a versão convencional do Huracán. O motor é capaz de gerar 610 cv e entregar 57 kgfm de torque.

Confira na galeria abaixo os legítimos superesportivos e outros modelos que estão chamando a atenção no salão alemão:

No caso da Porsche, uma das marcas anfitriãs do evento, duas novidades se destacam: a primeira delas é a reestilização do 911 Carrera S, que agora só conta com motorização turbo, precisamente um propulsor V6 biturbo de 3.0 litros, 420 cv e 50 kgfm de torque — é 20 cv mais potente que a versão anterior. Dados da fabricante indicam que o esportivo precisa de 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h. O mesmo bloco equipa uma versão de entrada do modelo, porém é configurado para render 370 cv. A segunda novidade é o conceito elétrico Mission, que entrega supostos 600 cv e autonomia de 500 km. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 3,5 segundos, segundo a Porsche.

E o evento alemão também serve para agitar o mundo dos games, uma vez que a Bugatti aproveita para apresentar o Vision Gran Turismo, um conceito de carro virtual exclusivo para o jogo Gran Turismo do console Playstation 3. Nas pistas virtuais, o bólido que conta com motor W16 e tração nas quatro rodas, pode chegar aos 400 km/h. Apesar de o Vision Gran Turismo ser um carro criado para o mundo virtual, o modelo antecipa o futuro do design dos supercarros da marca. Acredita-se que o verdadeiro sucessor do Veyron será apresentado na próxima edição do Salão de Genebra, em março de 2016.

Outro destaque no mundo dos games é da Hyundai. A fabricante sul-coreana também mostrou o seu modelo feito para o jogo Gran Turismo, o N 2025 Vision Gran Turismo, que supostamente usa tecnologia de propulsão de célula de combustível e entrega supostos 871 cv.

Fotos: Guilherme Silva