A Hyundai apresentou, nesta terça-feira (15), no Salão de Frankfurt, a linha 2015 do SUV Santa Fe para o mercado europeu. O destaque fica para a atualização do desenho da dianteira, que agora conta com a nova identidade visual da marca, incluindo a grade hexagonal, e LEDs de luzes diurnas no para-choque.

O interior ganhou um novo sistema de deslizamento dos assentos, aumentando o ganho de espaço tanto para os passageiros como para cargas. Os bancos se movimentam 270 mm — são 15 mm a mais que na versão anterior. Ainda na cabine, a central multimídia também foi atualizada, bem como os sistemas de navegação via satélite e de áudio. O SUV ganhou também um piloto automático adaptativo.

Entre os itens de segurança, estão disponíveis o sistema de frenagem de emergência autonoma, alerta de tráfego traseiro, monitoramento de ponto cego e sensor de mudança involuntária de faixa. O Santa Fe passa a contar também com diversas câmeras que mostram, em 360º, a visão externa do veículo.

Os motores e transmissões foram aperfeiçoados para enquadrar o Santa Fe nas novas normas de emissões europeias. Estarão disponíveis dois motores a diesel: 2.0 com 150 cv e 40 kgfm de torque e outro com 2.2 litros, 220 cv e 45 kgfm de torque. Há também uma opção a gasolina de quatro cilindros de 2.4 litros de 188 cv de potência. As transmissões disponíveis são manual ou automática, ambas de seis velocidades.

 

Outras novidades

A Hyundai aproveita o evento alemão para mostrar outras novidades. A primeira é o i20 Active, a versão aventureira do compacto i20 (imagem abaixo). O modelo recebeu visual inspirado no fora-de-estrada, a suspensão foi elevada em 20 mm e houve a adição de itens de série. O modelo será oferecido no começo de 2016 com o motor 1.0 de três cilindros, dotado de turbo e injeção direta de combustível, em variantes de 100 cv e 120 cv de potência. De acordo com a Hyundai, esses propulsores têm consumo médio de 21 km/l. Já a variante movida a diesel leva um bloco de 1.4 litro de 90 cv e 25,5 kgfm de torque, cujo consumo é parecido com o dos motores a gasolina. Segundo a fabricante, o i20 Active ficará posicionado entre o novo Tucson e o Santa Fe para “diversificar a sua gama de SUVs e crossovers”.

Além disso, a Hyundai mostrou também o N 2025 Vision Gran Turismo, exclusivo para o jogo Gran Turismo do console Playstation 3, que conta com tecnologia híbrida à base de células de combustível e entrega supostos 871 cv. A última novidade é o i20 preparado para rali, equipado com um bloco 1.4 naturalmente aspirado de 115 cv.

Fotos: Guilherme Silva e Divulgação