A Jaguar apresentou seu primeiro SUV em Frankfurt, na Alemanha. Chamado de F-Pace, o modelo conta com 80% dos componentes em alumínio e quatro motorizações: 2.0 diesel com 180 cv e 43,8 kgfm de torque, 3.0 diesel de 300 cv, além dos blocos a gasolina 2.0 de 240 cv e 3.0 V6, este último capaz de produzir 380 cv e 45,8 kgfm de torque, acelerando até os 100 km/h em 5,1 segundos.

O SUV conta com linhas esportivas que, segundo Ian Callum, chefe de design da fabricante, foram isnpiradas no esportivo F-Type. O entre-eixos é o maior da categoria — são 2.8 metros. A plataforma não deriva de nenhum carro Jaguar. O SUV também conta com o sistema de adaptação responsiva do motor e câmbio de acordo com o terreno em que trafegar.

Para comprovar como a Jaguar seria capaz de associar a performance característica da empresa a um SUV, o piloto de acrobacias Terry Grant foi convidado para desafiar a gravidade e dar uma volta de 360 graus, que gerou uma força de 6.5 G, que supera forças suportadas pelos pilotos de uma nave espacial. De acordo com o Guinnes Book, que registra os recordes de todo o mundo, este foi o maior looping já realizado com um carro. Confira no vídeo abaixo:

O novo F-Pace será produzido nas instalações de Solihull da Jaguar Land Rover no Reino Unido, em conjunto com o sedã esportivo Jaguar XE.

A Jaguar confirmou que o F-Pace será vendido no Brasil com preço estimado de R$ 300 mil. A estreia acontecerá no primeiro semestre de 2016.