Quarenta anos após o seu lançamento, o BMW Série 3 atingiu a marca de 10 milhões de unidades produzidas – somando as variantes conversível, cupê e perua, o número sobe para 14 milhões de carros fabricados. O exemplar histórico, um 320d LCI na cor Azul Imperial, saiu da linha de produção da fábrica de Munique, na Alemanha, onde são feitas 500 unidades do sedã diariamente.

Desenvolvido no começo da década de 1970, o BMW Série 3 foi lançado em junho de 1975 com a proposta de oferecer versatilidade, desenho contemporâneo e dirigibilidade esportiva. Atualmente produzido na Alemanha, África do Sul, Brasil e China, o Série 3 está em sua sexta geração.

Segundo Hermann Bohrer, diretor da fábrica de Munique, “a história de sucesso do Série 3 atingiu um importante patamar onde tudo começou”.

O 320d LCI como o exemplar histórico é equipado com um motor de 2.0 litros turbodiesel de 190 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque. Segundo a BMW, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.

Foto: Divulgação