As marcas chinesas realmente gostam de se inspirar em modelos de fabricantes consagradas. Desta vez, a Zotye lançou o Damai X5, um SUV com aparência bem similar à do Volkswagen Tiguan. Os preços para o modelo partem de 80 mil yuans e vão até 100 mil yuans (o equivalente a R$ 47 mil e R$ 59 mil, respectivamente).

A inspiração no SUV da marca alemã é tão clara que no evento de apresentação do modelo a fabricante chinesa utilizou um slide com o texto: “O Damai X5 usa o Volkswagen Tiguan como marca”. Obviamente, os diretores da empresa não confirmam a cópia, mas afirmam que citaram o modelo da Volkswagen para enfatizar a qualidade do projeto chinês.

Além disso, o modelo trouxe certa confusão para o mercado local. A fabricante Zotye anunciou que a Damai se tornará uma marca independente. Ainda assim, a empresa continua vendendo um SUV batizado de T600 que também se assemelha ao Tiguan, porém, é maior que o novo irmão.

O novo clone chinês conta com um motor 1.5 turbo capaz de gerar 150 cv de potência e 20 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. No interior, de acordo com a imprensa local, encontra-se materiais de boa qualidade. Os bancos são revestidos de couro e contam com costuras vermelhas, enquanto a cabine é toda preta e conta com uma generosa tela sensível ao toque na central multimídia.

Fotos: Car News China e CarSenc