Quando pensamos nos SUVs da família Range Rover vem logo à cabeça a imagem daqueles jipões sofisticados, repletos de tecnologia e que, apesar da capacidade off-road, quase nunca chegam perto da lama – afinal, quem teria a coragem de se arriscar em uma trilha com um veículo que pode custar facilmente mais de meio milhão de reais? Agora, os modelos da marca inglesa, mais especificamente o Range Rover Sport, passa a contar com uma versão preparada pela SVO (Special Vehicle Operations), a divisão de alto desempenho do grupo Jaguar Land Rover.

Equipado com um motor V8 a gasolina de 550 cv de potência, o Range Rover Sport SVR chega ao Brasil sob encomenda por R$ 595 mil. Segundo a Land Rover, apenas 30 unidades do SUV esportivo foram destinadas ao mercado brasileiro, sendo que 20 já foram vendidas.

A configuração extrema do Range Rover Sport tem como base a versão Supercharger de “apenas” 510 cv, mas conta com itens exclusivos, como para-choques redesenhados e com entradas de ar maiores, rodas de 21 polegadas, acabamento black piano (preto brilhante) em peças da carroceria e emblemas SVR. A pintura azul metálica do carro das fotos também é exclusiva da versão.

Por dentro, o SUV conta com bancos esportivos do tipo concha revestidos em couro de duas tonalidades e acabamento do painel e das portas em alumínio e fibra de carbono. No geral, o modelo manteve a sofisticação típica da Range Rover, porém, com um toque de esportividade.

Corpo de SUV, coração de Jaguar F-Type

O destaque do Range Rover Sport SVR é o conjunto mecânico compartilhado com o Jaguar F-Type R. Assim como o superesportivo, o SUV é movido por um motor de 5.0 litros V8 a gasolina sobrealimentado com compressor mecânico, que desenvolve 550 cv de potência e 69,3 kgfm de torque. Toda essa força é transmitida às quatro rodas pelo sistema de tração integral e o câmbio automático de oito marchas, que foi reprogramado para trabalhar 50% mais rápido. A transmissão é capaz de antecipar as reduções de marchas ao se aproximar de curvas, mas também permite ser operada manualmente pela alavanca no console ou pelas borboletas atrás do volante.

De acordo com os dados da fabricante, o Range Rover Sport SVR é capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em 4,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 260 km/h, limitada eletronicamente. Para conter o ímpeto do SUV, a Land Rover promoveu alterações na suspensão pneumática, que recebeu amortecedores ativos recalibrados. Os freios a disco nas quatro rodas (380 mm de diâmetro na dianteira e 365 mm na traseira) são confeccionados em fibra de carbono pela empresa italiana Brembo.

“SUVaço”

Se o Range Rover Sport já impressiona pelo desempenho de suas versões convencionais equipadas com as motorizações V6 e V8 turbodiesel ou V8 Supercharged a gasolina, na configuração SVR o SUV esbanja desempenho de fazer inveja a muito esportivo consagrado por aí. Mesmo pesando 2.335 quilos, o modelo mostra uma capacidade incrível de colar os seus ocupantes nos encostos dos bancos a cada aceleração.

Para mostrar um pouco do que o Range Rover Sport SVR é capaz, a Land Rover realizou o teste-drive do modelo em um autódromo particular no interior do estado de São Paulo. Sob a supervisão de um piloto profissional, foi possível aproveitar a cavalaria do “vê-oitão” do SUV na pista. Uma das características que chama a atenção logo de início é o bom comportamento do SVR nas curvas. Apesar do seu porte, a carroceria do SUV inclina pouco e não provoca sustos nas mudanças mais bruscas de direção. Caso o motorista se empolgue e entre mais forte em alguma curva, os controles de eletrônicos de estabilidade e tração atuam rapidamente e ajudam a corrigir a trajetória do veículo.

Outro ponto em comum com o F-Type é o sistema de escape ativo, que libera a sinfonia visceral do V8 e arranca sorrisos de quem está ao volante do SUV a cada acelerada.

Após as três rápidas voltas ao volante do Range Rover Sport SVR ficou comprovado que um SUV pode, sim, ser muito divertido no asfalto. Sorte dos 30 felizardos que terão o mais nervoso dos Range Rover em suas garagens.

Teste-drive a convite da Jaguar Land Rover
Fotos: Divulgação