A Ford, em suas campanhas publicitárias, se vangloria de comercializar uma linha global no país. É bem verdade que alguns carros vendidos lá fora fazem falta por aqui, como o Mustang, que concorreria com o Chevrolet Camaro, mas, no geral, todos os veículos vendidos pela marca no Brasil são comercializados em mercados mais maduros que o nosso.

Para garantir que sua linha está de acordo com nossa legislação, mas atendem qualquer requisito mundial, a Ford utiliza o campo de provas de Tatuí. O local, que conta com uma área de 4.66 milhões de metros quadrados, é equipado com laboratórios que incluem testes de desempenho, consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores e durabilidade.

O laboratório que testa a durabilidade conta com simulações de qualquer pista do mundo, sendo necessário apenas escanear a pista desejada e inclui-la no software. Desse modo, a Ford garante que o veículo esteja adaptado para todas as situações, incluindo os problemáticos asfaltos brasileiros. Além disso, o local conta com mais de 50 km de pistas. Há seções pistas pavimentadas de alta e baixa velocidade, labirinto, colinas, rampas com diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra e lama.

Os veículos rodam em média 80 mil quilômetros, o que colabora para o campo de teste chegar a uma importante marca: são 250 milhões de quilômetros rodados desde sua inauguração em 1978. O local é o único da empresa na América Latina, mas é considerado um dos mais modernos do mundo. Em suas instalações foram desenvolvidos os dois únicos veículos globais criados na América do Sul: o EcoSport e o Ka, que estão presentes em vários continentes.

Além dos projetos locais, Tatuí responde pelo desenvolvimento e adaptação para a região de outros modelos globais lançados recentemente no mercado brasileiro. Foi assim com o Fusion, líder do segmento, o Edge, a Ranger, o New Fiesta e, agora, o Focus Hatch e o Focus Fastback.

Para mostrar ao público como funciona o campo, a Ford criou um vídeo com visual característico de um game, nele é feito um “passeio” pelas famosas instalações do Campo de Provas, com três carros – Ka, EcoSport e Focus Fastback – e oito fases, cada uma com sua missão. Confira:

Viagem a convite da Ford.