A Hyundai estabeleceu o recorde mundial para a maior distância percorrida em um dia com um veículo movido a hidrogênio. Com um ix35 Fuel Cell, a fabricante percorreu 2.383 quilômetros em um percurso de mais de 300 quilômetros entre as estações de abastecimento em Berlim e Hamburgo, na Alemanha.

Durante as 24 horas de prova, foram feitas apenas paradas de três minutos para o abastecimento do tanque de hidrogênio. De acordo com a Hyundai, a velocidade média da viagem foi de 100 km/h. O carro foi conduzido pelos noruegueses Marius Bornstein e Arnt-Gøran Hartvig, mestre em Física e cientista esportivo, respectivamente.

Há pouco mais de um ano, o Hyundai ix35 Fuel Cell registrou o recorde de maior distância percorrida com um único tanque de hidrogênio: 700 quilômetros.

O modelo, que é o primeiro automóvel de produção em série movido a célula de combustível, é equipado com um motor elétrico de 136 cv de potência, movido por uma bateria de polímero de íons de lítio de 24 kWh. Segundo os dados de fábrica, ele atinge a velocidade máxima de 160 km/h e possui autonomia de aproximadamente 600 quilômetros.

Fotos: Divulgação