Em 2000, a Volkswagen inovava ao lançar nas linhas Gol e Parati o primeiro motor 1.0 turbo do Brasil. A novidade, entretanto, não caiu no gosto do grande público e a marca logo decidiu encerrar a oferta da motorização, que tinha como foco entregar desempenho semelhante ao dos propulsores 1.6 da época. Quinze anos depois, a fabricante alemã volta a produzir no país um compacto com motor sobrealimentado, porém com um enfoque voltado à eficiência. O pequenino up! estreia um bloco de três cilindros com turbocompressor, mas incrementado com injeção direta de combustível e capaz de rodar com gasolina e etanol.

Para ver do que esse motor é capaz, o Carsale escolheu a inédita série limitada speed up! (R$ 49.990) para teste. O modelo diferencia-se apenas pelo visual de apelo esportivo – que incorpora faixas laterais exclusivas, rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores na cor azul, teto pintado de preto, faróis com máscara negra e um pequeno emblema no painel -, mas o desempenho e a dirigibilidade são idênticos aos das demais versões.

A motorização TSI está disponível a partir da versão move up!, que parte de R$ 43.490. Confira os preços das demais configurações na tabela abaixo:

 
 
 
MPITSI
take up!R$ 30.660inexistente
move up!R$ 40.390R$ 43.490
high up!R$ 44.940R$ 48.040
cross up!R$ 43.930R$ 47.030
black/red/white up!inexistenteR$ 48.690
speed up!inexistenteR$ 49.990

O motor que o up! TSI leva sob o capô não é uma versão aprimorada do propulsor aspirado das versões convencionais. Essa unidade é composta por 90% de peças novas e é repleta de modificações, como duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape, bielas mais curtas, radiador de óleo e intercooler (resfriador do ar comprimido pelo turbo). Por utilizar a injeção direta (que aplica o combustível sob alta pressão na câmara de combustâo), o novo motor dispensa o sistema de partida a frio.

Apesar de pequeno, o propulsor 1.0 TSI desenvolve 101 cv de potência a 5.000 rpm quando abastecido com gasolina e 105 cv com etanol. O torque de 16,8 kgfm é entregue entre 1.500 e 4.500 rpm com qualquer um dos combustíveis. Segundo a fabricante, o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (números com etanol).

VW speed up! anda muito, bebe pouco, mas tem preço de carro maior

O consumo divulgado pela Volkswagen é baseado nos testes do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Abastecido com gasolina, as médias são de 13,9 km/l em ciclo urbano e 16,1 km/l em regime rodoviário. Com etanol no tanque, os números são de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

Ficha técnica

ModeloVolkswagen speed up!
PreçoR$ 49.990
MotorDianteiro, transversal, três cilindros, quatro válvulas por cilindro, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada (cm³)999
Potência (gasolina/etanol)101/105cv a 5.000 rpm
Torque16,8 kgfm a 1.500 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados
Freios traseirosTambores
Suspensão dianteiraIndependente, McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseiraInterdependente com braços longitudinais e molas helicoidais
RodasLiga leve de 15 polegadas
Pneus185/60 R15
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)951
Comprimento (metros)3,64
Largura (m)1,64
Altura (m)1,50
Distância entre-eixos (m)2,42
Tanque (litros)50
Porta-malas (litros)285
TransmissãoManual de cinco marchas