A Volkswagen ultrapassou a Toyota no ranking de vendas mundiais no primeiro semestre. A fabricante japonesa divulgou que vendeu 5,02 milhões de carros entre janeiro e junho, o que representa uma queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Até 17 de julho, segundo os números divulgados pela Volkswagen, foram vendidos 5,04 milhões de veículos da fabricante alemã. Ou seja, uma retração de 0,5%. Em terceiro lugar, a General Motors atingiu a marca de 4.860.000 veículos comercializados nos primeiros seis meses deste ano, representando queda de 1,2%.

As vendas do grupo Volkswagen, que também incluem as marcas de luxo Audi e Porsche, mais que dobraram no ano passado, chegando a 10 milhões de veículos, enquanto o lucro quase triplicou para 12,7 bilhões de euros (R$ 47,5 bilhões).

A empresa com sede em Wolfsburg tem como meta um aumento “moderado” das vendas comparado ao recorde de 10,1 milhões de veículos do ano passado. O grupo divulgará os resultados do primeiro semestre deste ano ainda hoje (29).

Vale lembrar que no último ano a Toyota terminou líder com um total de 10,2 milhões de vendas, seguida pelo Grupo Volkswagen, com 10,1 milhões, General Motors (9,92 milhões de unidades vendidas). A GM pretende reagir nos próximos anos com um investimento de R$ 16 bilhões em uma nova família de compactos.