Após revelar a reestilização do Focus hatch no último mês, a Ford anuncia a chegada da renovada configuração do seu três volumes. A partir de agora, o modelo abandona o sobrenome Sedan e passa a ser chamado de Focus Fastback.

O objetivo da Ford com a chegada da linha 2016 é diferenciá-lo dos sedãs concorrentes (principalmente dos líderes Toyota Corolla e Honda Civic), destacando as suas caraterísticas esportivas. Visual atualizado, mais equipamentos, nova estratégia para o plano de manutenção, descontos para proprietários do modelo anterior e o maior investimento da marca em publicidade em toda a história do modelo são as apostas da Ford para alavancar as vendas.

A Ford reposicionou a gama do sedã e deixa de oferecer a configuração S, sendo que em seu lugar é oferecida a nova versão de entrada entrada SE, com mais itens de série e mesmo preço: R$ 77.900. A Titanium, que deverá responder por 70% do mix, sai por R$ 87.900. Confira abaixo os valores e principais equipamentos de cada versão:

  • Focus Fastback SE 2.0 AT – R$ 77.900
    Traz de série ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Sync com tela de 4,2 polegadas, airbags dianteiros, controles de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), controle de torque em curvas (TCV), aviso de pressão baixa dos pneus (DDS), rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros.
  • Focus Fastback SE + pacote Plus – R$ 79.900
    Acrescenta airbags laterais, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, paddle shift no volante para a troca de marchas, sistema de estabilidade preventivo (ETS), acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, bancos em couro, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo.
  • Focus Fastback Titanium – R$ 87.900
    Inclui airbags de cortina, sistema Sync com My Ford Touch com tela de 8 polegadas, rodas de 17 polegadas com desenho diferenciado, sistema de navegação, som da marca Sony com nove alto falantes, partida por botão e chave presencial.
  • Focus Fastback Titanium + pacote Plus – R$ 96.900
    É equipado com sistema de frenagem autônomo, assistente de estacionamento automático, sensor dianteiro, faróis bi-xenon, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar.

O Focus Fastback chega às lojas em agosto com o visual da dianteira à lá Fusion, caracterizado pela grade frontal hexagonal e faróis mais afilados. Na traseira o destaque vai para as lanternas com novas lentes.

Focus Fastback_Titanium Plus_07

O conjunto mecânico continua sendo o mesmo para todas as versões: o conhecido motor 2.0 Direct Flex, com injeção direta de combustível, capaz de entregar 175/178 cv de potência e torque de 21,5/22,5 kgfm (gasolina/etanol) aliado à transmissão de dupla embreagem e
seis velocidades, que passa a ser chamada de sequencial. De acordo com o gerente-geral de marketing da empresa, Oswaldo Ramos, a Ford faz questão de diferenciar o câmbio utilizado para que ele não seja confundido com o automatizado nem com o automático convencional (com conversor de torque).

Para impulsionar as vendas do Focus Fastback, a Ford promete arcar com os custo de revisão (mão de obra e peças) durante os 36 meses ou 30.000 km iniciais para as primeiras 2.000 unidades vendidas. Além disso, a fabricante oferecerá um lote de 500 veículos, incluindo o hatch e o sedã, com desconto de 15% para os proprietários dos modelos 2014 e 2015.

A linha Focus 2016 conta com três anos de garantia e o mesmo período de assistência Ford sem limite de quilometragem. Há também o seguro da marca, feito em parceria com a Mapfre, no valor de R$ 3.332 para a versão Titanium e R$ 3.198 para a Titanium Plus.

Interior Ford Focus_01

O Carsale participará do test-drive do Focus Fasback na próxima semana e publicará as impressões oportunamente.