Substituto do Gol de quarta geração o compacto up! é um marco na história da Volkswagen. Há um ano e cinco meses o modelo estreou no Brasil, deixando os concorrentes surpresos por ter conquistado nota máxima de proteção nos testes do Latin NCAP, título de carro mais barato para reparo e nota A de consumo no teste do Inmetro.

Nesta sexta-feira (24) a Volkswagen prova que o que já era bom ficou ainda melhor, com o lançamento da motorização com turbocompressor e injeção direta de combustível (TSI). O propulsor de 1.0 litro e três cilindros (999 cm³), da da família EA211, chega como o primeiro sistema com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no Brasil. Fabricado na unidade Volks em São Carlos, no interior de São Paulo, o conjunto prioriza economia de combustível e baixa emissão de poluentes. Mas a melhor parte da novidade é que o motor TSI faz do up! um compacto de alto desempenho.

O up! TSI chega às lojas na segunda semana de agosto em sete versões (todas equipadas com trasmissão manual de cinco marchas), partindo de R$ 43.490. São elas: move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!, além da inédita speed up!. O modelo equipado com o já conhecido motor MPI 1.0 de três cilindros continua à venda na versão de entrada take up!, na intermediária move up! e nas mais equipadas high up! e cross up!.

Com as alterações, a nova gama do compacto fica representada da seguinte forma:

 
 
 
MPITSI
take up!R$ 30.660inexistente
move up!R$ 40.390R$ 43.490
high up!R$ 44.940R$ 48.040
cross up!R$ 43.930R$ 47.030
black/red/white up!inexistenteR$ 48.690
speed up!inexistenteR$ 49.990

NOVAS VERSÕES

Todos as configurações que trazem sob o capô o novo motor, contam com para-choque dianteiro ligeiramente redesenhado para comportar os novos componentes do turbo no cofre, carroceria quatro portas e tampa traseira pintada na cor preta com o logo TSI — no modelo europeu a tampa traseira é de vidro.

Já o inédito speed up!, oferecido somente na cor branco, exibe a área central do para-choque pintada de preto, moldura dos faróis auxiliares cromadas, retrovisores e faixas laterais azuis, defletor traseiro e teto pintados de preto, além de rodas de 15 polegadas diamantadas, com desenho exclusivo.

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De série, todas as configurações do TSI trazem ar-condicionado, direção elétrica com ajuste da coluna; vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricas; pneus de menor resistência ao rolamento, sistema de som com CD Player e leitor de mp3, entradas USB, auxiliar e conexão Bluetooth, entre outros itens.

Em termos de segurança, todos up! turbo são equipados com o controle de tração M-ABS, que reduz o escorregamento das rodas durante a aceleração ou em caso de destracionarem em curvas acentuadas; sistema de freios com função antitravamento (ABS), distribuição das forças de frenagem (EBD) e frenagem de emergência (ESS); controle do efeito freio motor (MSR), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito e controle do momento de giro (GMA), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito.

A gama de cores da carroceria é composta por oito opções, sendo três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e cinco metálicas (cinza quartzo, prata lunar, prata egito, azul night e prata sírius) — estas últimas são opcionais e custam R$ 1.202. O cross up! pode ser adquirido na cor sólida amarelo saturno. No caso das rodas e calotas, ao todo são sete modelos, que variam de acordo com as versões.

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Confira abaixo os principais destaques das novas versõe do up! TSI.

  • move up! TSI – R$ 43.490
    Traz de série ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave canivete, rodas de 14 polegadas com calotas e pneus de baixo atrito (175/70 R14), espelhos retrovisores com regulagem elétrica, maçanetas na cor do veículo, faróis com máscara escurecida, porta malas com tampa para divisão (“s.a.v.e”), computador de bordo com 10 funções. Como opcional o move up! TSI oferece apenas um pacote, que integra o sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis/lanternas de neblina e custa R$ 1.000.
  • high up! TSI – R$ 48.040
    Acrescenta aos itens da move up! rodas de liga leve de 15 polegadas (pneus de 185/60 R15), faróis e lanternas de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético e volante com apliques em preto brilhante. Estão disponíveis cinco opções de cores para o acabamento do painel e duas de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”). Também é de série o sensor de estacionamento traseiro. O sistema maps&more é opcional (R$ 1.400), assim como o seu kit de preparação (R$ 116).
  • black up! TSI, red up! TSI e white up! TSI – R$ 48.690
    Disponíveis nas três cores (preta, vermelha e branca), essa versão tem como diferencial os retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina com pintura cromada, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e rodas de 15 polegadas com design exclusivo (os pneus são 185/60 R15). Há também apliques no freio de estacionamento, volante e alavanca do câmbio, Os bancos são revestidos em tecido com uma faixa em couro sintético.
  • cross up! TSI – R$ 47.030
    Nesta versão, ele segue a lista de equipamentos high up! e acrescenta rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas, faróis auxiliares com aros cromados, apliques em plástico preto nas caixas de roda, acabamentos diferenciados no volante de direção e na soleira das portas dianteiras. A alavanca de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em couro sintético e o nome da versão está gravado no encosto do banco.
  • speed up! – R$ 49.990
    A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com rodas de 15 polegadas exclusivas, além de revestimentos em couro sintético na alavanca de câmbio, freio de estacionamento e o volante. Os retrovisores laterais são pintados na cor azul.

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COMPACTO DE ALTO DESEMPENHO

Mesmo agregando recursos, o motor 1.0 TSI Total Flex é cerca de 10 kg mais leve do que os equivalentes de quatro cilindros. Outras vantagens do up! com turbocompressor é a maior economia de combustível e performance similar a de um veículo 1.8 aspirado.

Dotado de sistema de injeção direta de combustível, que faz a injeção sob alta pressão diretamente na câmara de combustão, o motor possui a vantagem de não depender dos tempos de abertura das válvulas, como ocorre no sistema convencional. Com isso, ele consegue injetar a quantidade correta em todas as condições de uso. Além disso, o TSI conta com duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape.
O novo motor entrega 101/105 cavalos de potência (gasolina/etanol) a 5.000 rpm e 16,8 kgfm de torque, independentemente do combustível utilizado. Essa força está disponível a partir de 1.500 rpm. De acordo com a Volkswagen, o up! TSI é capaz de acelerar até os 100 km/h em 9,1 segundos e alcançar velocidade máxima de 184 km/h, abastecido com etanol.

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Se o desempenho é de impressionar, os números de consumo também seguem essa linha. As médias são de 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina) e 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol), de acordo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Sendo assim, multiplicando-se esses números de consumo pela capacidade do tanque de combustível de 50 litros, o compacto é capaz de rodar até 800 quilômetros com um tanque.

Vale destacar que a Volkswagen promoveu alterações na transmissão manual de cinco marchas do modelo (MQ200). Embora as relações de transmissão sejam as mesmas do up! com o motor anterior, o diferencial foi alongado em 26%, o que faz com que o propulsor trabalhe em rotações mais baixas em algumas situações. Em 5ª marcha, por exemplo, a 100 km/h, o motor TSI marca aproximadamente 2.300 rpm, enquanto que o up! MPI, nas mesmas condições, roda com 3.300 rotações. Esse baixo giro colabora com a redução do consumo de combustível, além de garantir maior conforto acústico.

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Outras mudanças no up! ficam por conta de uma calibração mais esportiva para as molas e amortecedores. O modelo traz freios a disco nas rodas dianteiras (256 mm de diâmetro) e sistema de tambor na traseira (200 mm de diâmetro).

Para comportar o novo motor TSI o up! cresceu 40 mm, totalizando 3,64 metros de comprimento. A largura é de 1,64 m e a altura é de 1,50 m. Já a capacidade do seu porta-malas mantém os 285 litros, podendo ser ampliada para 976 com o rebatimento dos bancos traseiros.

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O Carsale participa de um test-drive com o up! TSI nesta sexta-feira (24) e publicará as impressões ao dirigir em breve.