Em 1995, a Audi surpreendia a todos ao revelar o conceito que daria origem à primeira geração do TT, produzida entre 1998 e 2006. O cupê causou impacto pelo desenho com silhueta em formato de arco e para-lamas alargados que fugia do tradicionalismo da marca alemã. Duas décadas depois de dar início a um de seus carros mais emblemáticos, a Audi lança no Brasil a terceira geração do TT, disponível nas versões Attraction (R$ 209.990) e Ambition (R$ 229.990). Dê o play no vídeo para conhecer todos os detalhes dessa novidade em 90 segundos!

As duas configurações do Audi TT são equipadas com o motor de quatro cilindros de 2.0 litros turbo, movido a gasolina, conhecido por equipar os Volkswagen Jetta (211 cv) e Golf GTI (220 cv). No TT, esse propulsor gera 230 cv de potência e 37,7 kgfm de torque (disponíveis de maneira linear entre 1.600 e 4.300 rpm). O câmbio responsável por gerenciar essa força é o elogiado S Tronic de seis marchas e dupla embreagem.

De acordo com a Audi, o TT acelera de 0 a 100 km/h em 5.9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

Enquanto o TT Attraction sai de fábrica com faróis de LED e rodas de liga leve de 18 polegadas, a versão Ambition conta com conjunto óptico bi-xenônio, sistema Audi Select (altera os parâmetros de condução do veículo), rodas de aro 19 e sistema de áudio da grife dinamarquesa Bang & Olufsen.

A cabine do TT combina soluções minimalistas de estilo, com poucos botões e linhas mais limpas, e acabamento impecável. Os bancos do tipo concha são revestidos em Alcantara (camurça sintética) e uma faixa lateral em couro. Mas o grande destaque do cupê é o painel de instrumentos totalmente digital, representado em uma tela de LCD de 12,3 polegadas com resolução de 1.440 x 540 pixels. O sistema mostra todos os instrumentos do carro, como conta-giros e velocímetro, além do computador de bordo, mapas do GPS e informações do sistema de entretenimento.

Nova geração do Audi TT esbanja estilo e tecnologia

Em movimento, o TT é bastante ágil em arrancadas e instiga o motorista a pisar fundo para ouvir os pipocos emitidos pelo escape em trocas de marchas com o motor funcionando a rotações mais altas. A carroceria de construção bastante rígida e a suspensão de acerto firme, combinadas aos pneus de perfil baixo, contribuem para a ótima dinâmica do TT em curvas. Os freios do cupêzinho também merecem destaque, pois estancam o carro com uma eficiência impressionante (o que é ótimo quando se trata de um esportivo).

Ficha técnica

ModeloAudi TT
Preçoa partir de R$ 209.990
Motorquatro cilindros, 2.0 litros, 16 válvulas, turbo
Cilindrada (cm³)1.984
Potência230 cv de 4.500 a 6.200 rpm
Torque37,7 kgfm entre 1.300 e 4.300 rpm
Freios dianteirosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos ventilados
Suspensão dianteiraIndependente, McPherson, molas helicoidais
Suspensão traseiraIndependente multilink
RodasLiga leve de 18 ou 19 polegadas
Pneus245/40 R18 ou 245/35 R19
DireçãoElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)1.335
Comprimento (metros)4,17
Largura (m)1,83
Altura (m)1,35
Distância entre-eixos (m)2,50
Tanque (litros)50
Porta-malas (litros)305
TransmissãoAutomatizada, dupla embreagem, seis marchas