O segmento de utilitários esportivos será disputado venda a venda até o final do ano. Prova disso está nos números de emplacamentos da primeira quinzena de julho. A surpresa fica por conta do Jeep Renegade, que conseguiu ultrapassar o fenômeno Honda HR-V, líder há quatro meses consecutivos, no resultado parcial.

Nos primeiros quinze dias do mês foram comercializadas 1.767 unidades do Jeep contra 1.747 do Honda. Mesmo ficando em segundo lugar na quinzena, o HR-V conseguiu assumir a liderança do acumulado do ano com 19.320 carros vendidos ante as 19.039 unidades do antigo líder, o Ford EcoSport.

O modelo que inaugurou o segmento de SUVs compactos no Brasil também ficou atrás do Renault Duster durante a primeira quinzena de julho, segundo os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No período, o EcoSport vendeu 1.192 unidades, ficando atrás do Renault, emplacado 1.583 vezes. Com 18.355 vendas no ano, o Duster se aproxima do rival no acumulado. Uma diferença de 684 carros.

Apesar de ter superado o Honda HR-V em apenas 20 unidades na primeira quinzena do mês, o Jeep Renegade está distante no acumulado do ano, uma vez o modelo registrou apenas 7.992 emplacamentos – o SUV chegou às lojas em meados de abril.

Outro modelo lançado no mesmo período foi o Peugeot 2008. O jipinho francês, no entanto, ainda está longe dos concorrentes. No acumulado o modelo contabiliza apenas 1.989 emplacamentos, sendo que 328 unidades foram vendidas na primeira quinzena de julho.