Para comprovar o quão eficiente um carro movido a diesel pode ser, a Volkswagen gastou exatos US$ 294,98 (cerca de R$ 954) em combustível para cruzar 48 dos 50 estados do território americano e conquistar o recorde mundial de menor consumo para um automóvel não híbrido.

A dupla formada pelo jornalista Wayne Gerdes e o engenheiro eletrônico Bob Winger saiu da sede da Volkswagen em Herndon, no estado da Virgínia, a bordo de um Golf TDI Clean Diesel com a missão de visitar os 48 estados gastando o mínimo possível de combustível. Durante os 16 dias de viagem, eles percorreram 13.250 quilômetros, gastando 383,4 litros de diesel e registrando um consumo médio de impressionantes 34,6 km/l.

Para comprovar o feito ao Guinness Book (Livro dos Recordes) a Volkswagen instalou equipamentos de GPS e smartphones com internet 4G e aplicativos de navegação para registrar as distâncias e as médias de consumo da viagem.

O Golf TDI Clean Diesel é equipado com um motor de quatro cilindros de 2.0 litros, dotado de turbo e injeção direta de combustível. O propulsor gera 150 cv de potência e 32,6 kgfm de torque a 1.750 rpm.