Se no ano passado a briga foi acirrada pela liderança geral de vendas, este ano a principal disputa será para ver qual utilitário compacto conseguirá emplacar mais. Um dos novatos da categoria, o Honda HR-V, chegou ao quarto mês seguido na primeira posição do segmento. Em junho, o jipinho da Honda fabricado em Sumaré (SP) vendeu quase o dobro do até então líder EcoSport: foram 5.229 vendas contra as 2.628 que colocaram o modelo da Ford em quarto lugar no mês.

No acumulado do ano, o veterano EcoSport ainda lidera, com 17.847 unidades ante 17.573 do novato da Honda — apenas 274 unidades separam os dois . Se as vendas do HR-V mantiverem o ritmo, em julho o EcoSport será ultrapassado.

Um modelo que surpreendeu positivamente em junho foi o Renault Duster. Com 3.482 exemplares emplacados, o jipinho da Renault fechou o sexto mês em segundo lugar entre os mais vendidos — até então ele mantinha a quarta colocação. No acumulado dos seis primeiros meses, o SUV fabricado em Curitiba perdeu uma posição, caindo para a terceira colocação, com 16.772 vendas.

Já o Renegade, grande aposta do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para consolidar a Jeep no Brasil, ficou em terceiro lugar em junho. Somente no último mês, foram 3.059 unidades vendidas, que somam um total de 6.211 no ano.