corolla-miniatura

 

Enquanto os SUVs competem de forma mais acirrada pela liderança do segmento, o cenário dos sedãs médios é diferente: o Toyota Corolla lidera com folga, seguido pelo Honda Civic. Mas a principal disputa é pela terceira posição da categoria.

O líder Corolla está isolado na ponta: em junho foram 5.811 unidades vendidas – mais que a soma dos três modelos seguintes (diferença de 190 carros). No acumulado do ano, foram registrados 31.936 emplacamentos do Toyota, representando um terço de participação do segmento. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A segunda posição também está praticamente definida. O Honda Civic emplacou 3.722 unidades, mas ainda permanece longe de ameaçar a liderança do rival nipônico. Em 2015 teve 17.196 exemplares comercializados.

Porém, a terceira colocação está mais equilibrada. O Nissan Sentra ocupa a posição com 7.084 vendas no ano, com 1.070 em junho. Vale lembrar que o modelo acaba de chegar à linha 2016 com mais equipamentos, na tentativa de diminuir a diferença para os líderes Corolla e Civic.

A quarta colocação, por enquanto, pertence ao Chevrolet Cruze. Em junho, o modelo teve 829 unidades vendidas, chegando a 6.109 emplacamentos no primeiro semestre. Enquanto aguarda para ser nacionalizado, o Volkswagen Jetta soma 931 veículos vendidos em junho, ficando pelo segundo mês seguido à frente do Cruze. Nos seis meses, o sedã da marca alemã vendeu 4.498 unidades.