uptsi (9)

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (24), em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), o novo propulsor 1.0 TSI, que equipará, como opcional, todas as versões do compacto up!, exceto a de entrada take up!.

O motor, que faz parte da família EA211, mantém o bloco de três cilindros, mas ganha um pequeno turbocompressor. Com isso, o trem de força passa a render 105 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina. O torque máximo chega a 16,8 kgfm.

 

A Volkswagen informou que foi necessário revisar toda a engenharia do compacto, bem como rever os sistemas de freio e suspensão. Esteticamente, os modelos TSI se diferenciam pelo parachoque dianteiro mais proeminente e pela tampa traseira na cor preta. Mais detalhes serão revelados durante o lançamento do carro, cuja data ainda não foi confirmada pela marca.

O motor é o primeiro 1.0 flex equipado com turbo e injeção direta de combustível do Brasil. O Carsale está participando do lançamento técnico do propulsor e trará mais informações em breve.