A Peugeot divulgou nesta quarta-feira (10) as novidades da linha 2016 do compacto 208. Ao contrário do que se imaginava, o hatch não ganhou a reestilização já apresentada na Europa que, inclusive, não tem previsão para esterar no Brasil. A marca francesa optou por outra estratégia para tentar alavancar em 30% as vendas do 208 no País: reposicionar as versões de sua gama e oferecer carros mais equipados em relação aos seus concorrentes.

A primeira novidade é que o 208 já pode ser equipado com o sistema Link MyPeugeot, apresentado durante a estreia do crossover 2008. A tecnologia possibilita por meio de um aplicativo, disponível tanto no iOS como no Android, que o smartphone interaja com o computador de bordo do veículo. Com isso, o celular passa a receber diversas informações, como o consumo do carro, os trajetos feitos e até mesmo o rastreamento do veículo. Para utilizar a ferramenta é necessária a presença da central multimídia, item oferecido como opcional na versão de entrada do 208 (Active) e de série nas demais (Active Pack, Allure e Griffe).

Segundo a Peugeot, no comparativo com os modelos rivais do 208, todas as versões hatch da marca francesa são mais equipadas e têm preços inferiores. Na linha 2016, a versão Active, com motor 1.5 e câmbio manual, ganhou alarme, farol de neblina e controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, bem como dos retrovisores. O valor, assim como em toda a linha, é mesmo da versão anterior, parte de R$ 45.990.

O segundo carro da gama, Active Pack, oferece todos os itens da versão de entrada e acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas automático, quatro airbags, volante revestido em couro e central multimídia. O preço sugerido é de R$ 49.990 para a versão manual — a configuração automática foi retirada da linha.

Já o Peugeot 208 Allure passa a ser ofertado em uma nova configuração, com motor 1.6 e transmissão automática, partindo deR$ 57.390. A variante com câmbio manual e motor de 1.5 é vendida por R$ 53.290. Além dos itens já citados anteriormente, o hatch conta com teto panorâmico, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.

A topo de linha Griffe também é oferecida em duas opções: manual deR$ 59.990 e automática deR$ 62.890, sendo que ambas utilizam o motor 1.6. Entre os itens de série, o 208 Griffe se destaca pelos 6 airbags e sensor de estacionamento dianteiro.

A respeito do reposicionamento da gama de versões, a Peugeot diz que todas suas concessionárias estão se adaptando para a nova realidade, iniciada com o lançamento do crossover 2008. Com isso, a fabricante pretende dobrar a sua participação de mercado em relação ao primeiro semestre deste ano e atingir 1,6%. Com as mudanças na gama, o 208 deverá obter um crescimento de cerca de 30% nas vendas, de acordo com as previsões dos franceses.