A Volkswagen do Brasil começou a exportar o compacto up! para o Uruguai. Uma primeira remeça de 342 unidades já está chegando às concessionárias do país vizinho. Por lá o modelo será comercializado em apenas duas versões, move up! e hig up!, ambas com quatro portas. A marca informa que ainda este o modelo também será exportado para o México.

Lançado em fevereiro de 2014, o up! começou a ser exportado para a Argentina ainda no primeiro semestre do ano passado, onde o modelo é usado até como carro de patrulha. Para o mercado argentino 14 mil unidades já foram exportadas, sendo que as vendas englobam quatro versões: take up!, move up!, high up!, black up! e white up!.

+ Conheça o Volkswagen up! em 90 segundos!

Assim como o modelo exportado para a Argentina, o up! tem algumas diferenças técnicas para a atender à legislação do Uruguai, como a calibração do motor, que naquele País será movido somente a gasolina, diferente do Brasil onde o modelo é equipado com o motor Total Flex.

Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o up! comemorou 100 mil unidades fabricadas, um ano após seu lançamento. Para sua produção em Taubaté, a Volkswagen investiu cerca de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras na fábrica, com o foco na proteção ambiental, além da qualificação profissional dos empregados. Vale lembrar que o modelo recebeu cinco estrelas no teste de segurança LatinNcap.