lancer_aerofoliojpg

A aerodinâmica é um dos fatores mais trabalhosos no desenvolvimento de um automóvel, uma vez que a sua função é promover o máximo possível de eficiência ao modelo quando este deixar as pranchetas dos projetistas para chegar às ruas. Durante esse processo, muito tempo e dinheiro são gastos com os testes que avaliam a resistência do ar diante da carroceria do veículo.

Todo esse trabalho tem fundamento, pois uma aerodinâmica ruim pode impactar desde o desempenho do carro, passando pelo consumo de combustível, nível de ruído e até mesmo na velocidade final. Para isso, as fabricantes desenvolvem componentes que influenciam na aerodinâmica do veículo.

Aerofólio: Peça instalada geralmente sobre a tampa traseira, tem a função de gerar força descendente para favorecer a estabilidade na parte de trás do carro.

Spoiler dianteiro: Instalado abaixo do para-choque, serve para interferir no fluxo de ar que passa sob o carro e, consequentemente, gerar força descendente para “colar” a dianteira no chão.

Spoiler traseiro: Posicionado na parte inferior do para-choque traseiro, tem a mesma função do spoiler dianteiro.

Spoilers laterais: Localizados nas laterais do automóvel, abaixo das portas. Esses componentes, geralmente chamados de saias laterais, têm a função de desviar o fluxo de ar, influenciando na força de empuxo no veículo, aprimorando a estabilidade e a aderência do veículo ao asfalto.

Esses equipamentos fazem diferença em todos os tipos de automóvel?

Esses componentes só influenciam de forma efetiva a velocidades mais altas, como em rodovias, por exemplo. No trânsito urbano, como a velocidade é reduzida esses itens não influenciam significativamente o comportamento do veículo – dependendo do componente, até prejudica o desempenho e o consumo de combustível.

Dessa forma, não há diferenças perceptíveis ao instalar componentes aerodinâmicos nos carros convencionais, que não são projetados para atingir velocidades muito elevadas. Então, para esses casos, esse tipo de acessório altera apenas a aparência do veículo, deixando-o com um ar de esportivo.