A Volkswagen amplia a linha da sétima geração do Golf no Brasil com o lançamento da versão Variant. Fabricada no México, a perua chega às concessionárias no final de maio nas versões Confortline (a partir de R$ 87.490) e Highline (R$ 94.990). O modelo ocupa o lugar deixado pela antiga Jetta Variant, que era derivada da quinta geração do Golf.

As duas configurações são equipadas com o motor de 1.4 litro turbo a gasolina da família EA211, que desenvolve 140 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A única transmissão disponível é a automatizada DSG de sete marchas e dupla embreagem. Segundo a Volkswagen, a Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.

Assim como o Golf, a perua é construída sobre a plataforma modular MQB, portanto, manteve a mesma distância entre-eixos (2,63 metros) do hatch – mas no comprimento é 30,7 centímetros maior (4,56 metros). A capacidade do porta-malas é de 605 litros, podendo ser ampliada para 1.620 litros com o rebatimento do banco traseiro.

IMG_5212

De série, as duas versões oferecem sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante revestido em couro, direção elétrica, sistema start/stop, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de áudio com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, CD player, Bluetooth, entre outros.

A configuração Comfortline conta com dois pacotes de equipamentos, o Elegance (R$ 4.500) e o Exclusive (R$ 8.890). O primeiro é composto por volante multifuncional, borboletas para as trocas manuais de marchas, controlador de velocidade, faróis e limpadores de para-brisa com acionamento automático e rodas de 17 polegadas (pneus 225/45 R17). Já o Exclusive acrescenta a esses itens o sistema de navegação e comando de voz. A perua ainda pode ser equipada com teto solar panorâmico (R$ 5.300).

 

A versão Highline adiciona aos pacote básico da Comfortline os bancos revestidos em couro, controlador de velocidade, ar-condicionado automático de duas zonas, volante multifuncional, espelho interno fotocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico. A configuração mais cara também possui pacotes de equipamentos adicionais.

O Elegance (R$ 5.820) conta com sistema de entretenimento, chave presencial, rodas de 17 polegadas e seletor de perfil de condução. O pacote Exclusive (R$ 15.700) agrega faróis bixenônio e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem de emergência em baixa velocidade. Já o Premium (R$ 26.670) complementa os itens anteriores com sistema de entretenimento com tela de oito polegadas, assistente de estacionamento (Park Assist), banco do motorista com ajustes elétricos e detector de fadiga.

O modelo está disponível em nove cores, sendo cinco metálicas (R$ 1.200 cada) , três sólidas e uma perolizada (R$ 1.700).

O Carsale participa do teste-drive da Volkswagen Golf Variant e publicará as impressões e mais detalhes oportunamente.