Sem gerar grandes expectativas, uma vez que praticamente todos os detalhes vazaram antes do lançamento, a Toyota finalmente apresentou a nova Hilux 2016. A picape, que foi lançada em 1968, chega à sua oitava geração com 70 milímetros a mais no comprimento e 20 mm na largura, porém, 40 mm mais baixa.

No geral, o design ficou mais moderno, acompanhando os modelos atuais da marca. Os para-choques também foram revistos e, de acordo com a versão, a Hilux é equipada com rodas de 16, 17 ou 18 polegadas. A grade acompanha o novo desenho, enquanto os faróis passam a ter LED para uso diurno.

O interior recebeu mais atenção da Toyota. Com melhoras no acabamento, a marca pretende garantir mais conforto aos ocupantes. O destaque fica pela nova central multimídia com tela sensível ao toque, que lembra bastante um tablet.

Na Tailândia, onde foi apresentada, a nova Hilux é equipada com motor 2.8 turbodiesel de 179 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Porém, em alguns mercados, estarão disponíveis outros três propulsores: um 2.4 turbodiesel de 162 cv, um bloco de quatro cilindros de 2.7 litros aspirado, a gasolina, com 166 cv , além de um V6 de 4.0 litros que entrega 281 cv. No Brasil, a motorização turbodiesel tem um 3.0 litros de capacidade de deslocamento e gera 171 cv e 36,7 kgfm.