O Chevrolet Prisma é o carro mais financiado do Brasil, segundo um levantamento feito pela Unidade de Financiamentos da Cetip – responsável pela operação do maior banco de dados privados com informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Vale ressaltar que os números contam venda direta ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.

De acordo com o estudo, o Prisma teve 76% de suas unidades novas vendidas por meio de crédito. O líder do ranking até março era o Ford Ka+, que agora ocupa a sétima colocação. Os dados contemplam os 50 automóveis leves novos mais vendidos de acordo com a Fenabrave (veja o Top 10 na galeria acima).

Com o desempenho de abril, o Ford Focus subiu da quarta para a segunda posição no ranking do acumulado anual, com 75,1% dos carros vendidos por meio de financiamento. O terceiro lugar também ficou com a Ranger, que teve 73,4% de suas unidades financiadas.

Apesar do crescimento da Ford, que passou a ocupar quatro posições no ranking ante duas posições ocupadas no primeiro trimestre, a liderança nesse tipo de venda ficou com a Chevrolet.

Na outra ponta da tabela, ainda segundo o levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip, Volkswagen e Renault deixaram de figurar entre as 10 primeiras posições entre as marcas com maior participação de financiamentos sobre as vendas.