Considerado o carro mais barato do mundo, o Tata Nano acaba de passar por uma consistente atualização, além disso, o carro foi rebatizado e passa a se chamar GenX Nano.

Entre as atualizações está o modo de direção “sport”, para maior aceleração, além do recurso “arrastar”, que auxilia no tráfego pesado e facilita o estacionamento. O compacto conta com transmissão manual e automatizada. Além de assistência elétrica de direção, maior tanque de combustível, reforço na segurança, novos recursos de conectividade e design ligeiramente revisto.

No que diz respeito ao design, o GenX Nano recebeu uma nova grade dianteira, faróis escurecidos, novo parachoque traseiro espelhando o desenho do dianteiro e um novo volante. O novo Tata agora oferece cinco versões: três com câmbio manual de cinco velocidades (XE, XM e XT_ e duas com caixa automática de cinco velocidades (XMA e XTA).

O motor permanece o mesmo 0.6 de 2 cilindros a gasolina, capaz de produzir 38 cavalos de potência e fazer 23,6 km/l. Segundo a marca, a segurança foi melhorada em comparação ao antigo Nano. O novo modelo tem reforços estruturais avançados, como zona de deformação para amortecer o impacto frontal, portas reforçadas para impacto lateral e barra estabilizadora para altas velocidades. Ainda segundo a marca, a distância do solo é semelhante a de um SUV, com 180 milímetros, graças as estradas irregulares da Índia.

O novo Tata GenX Nano, em sua versão mais básica, XE, já está à venda por 199 mil rúpias, cerca de US$ 3.125 ou R$ 9.375, em conversão simples.