google_autonomook

O Google anunciou nesta sexta-feira (15) que seus carros autônomos começarão a rodar em ruas da cidade de Montain View, na Califórnia, a partir de junho.

Nessa fase, os testes serão realizados com motoristas a bordo dos carros, que só assumirão o controle caso seja necessário. Os protótipos em questão possuem volante removível, acelerador e freio e podem alcançar velocidade máxima de 40 km/h. Outra informação é que os veículos utilizarão o mesmo software de condução autônoma dos utilitários da RX450h da Lexus. E vale ressaltar que esses SUVs já rodaram milhões de quilômetros em testes — o equivalente ao que uma pessoa de 75 anos teria dirigido em toda a vida. “Estamos ansiosos para aprender como a comunidade percebe e interage com esses veículos” escreveu Chris Urmson, diretor do projeto.

No comunicado o Google diz que, com os veículos capazes de levar qualquer pessoa de um ponto A para B apertando apenas um botão, pretende-se transformar a mobilidade de milhões de pessoas, “seja por meio da redução de 94% dos acidentes causados ​​por erro humano, seja recuperando as bilhões de horas desperdiçadas no trânsito, ou trazendo destinos diários e novas oportunidades ao alcance daqueles que poderiam ser excluídos por incapacidade do ato de dirigir”.