dieselpickup

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, realizou uma pesquisa bem ampla e completa a respeito da poluição atmosférica.

Uma das principais descobertas feitas pelos pesquisadores diz respeito a poluição em estradas que rodam apenas carros. Segundo o estudo, não é apenas a área imediatamente em frente à estrada que fica poluída. Na verdade, as emissões podem ter um grande impacto sobre cidadãos que vivem a 280 metros de distância da estrada.

Um dos engenheiros químicos participantes do projeto, Greg Evans, explica que algo precisa ser feito, pois não é aceitável que uma pessoa que vive mais um pouco mais distante da estrada seja exposta a tanta poluição como alguém que ao lado dela. Ainda segundo o pesquisador, cada carro possui um leque específico de emissões, que varia de acordo como você dirige, duração da aceleração, idade do veículo, manutenção do carro e afins. Sendo assim, cerca de 25% dos veículos na estrada são responsáveis por 90% de toda a poluição relacionada ao sistema de escape.

Para ser mais exato, a pesquisa diz que esses 25% são responsáveis por 95% do carbono negro, também conhecido por fuligem, 93% de monóxido de carbono e, finalmente, 76% de compostos orgânicos voláteis, tais como benzeno, tolueno, etilibezeno e xilenos, alguns conhecidos como agentes cancerígenos.