OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Brasil fechou o mês de março na oitava colocação no ranking mundial de automóveis, com queda de 1,2% nas vendas em relação ao ano passado. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o País figura na sétima posição, com retração de 16,2% – no bimestre passado estava na sexta colocação.

A liderança, porém, permanece com a China, que durante o trimestre apresenta crescimento de 7,2% em relação a 2014. Já os Estados Unidos ficaram com o segundo lugar e alta de 0,3%. Na terceira colocação está o Japão, com queda de 11,4% no mês de março e 14,6% no acumulado do ano.

Assim como nos anos anteriores, a Grã-Bretanha apresenta alta em março devido à política de incentivo e a troca de placas dos veículos antigos por modelos mais novos, garantindo a quarta posição e 7,7% de avanço. Já a segue como quinta e apresenta altas de 9,6% e 6,7%, em março e no acumulado do ano, nessa ordem.

O sétimo lugar está com a Índia, com alta de 3,3% no primeiro trimestre 2015 em relação ao ano anterior. A partir deste ponto, as posições se invertem entre Brasil e a França se considerarmos o mês ou o trimestre.

Vale destacar que o Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. Confira os rankings completos abaixo.

março-jato

acumulado-jato